Significado de Hibernar

O que é Hibernar

Hibernar é um termo proveniente do latim antigo, hibernare (passar o inverno, sobreviver ao inverno), com hibernus (inverno) mais o sufixo de ação are.

O que é Hibernar?

Hibernar é um verbo que significa estar em estado ou circunstância de ociosidade, de desocupação, servindo para definir os animais em que a ação metabólica corporal abaixa radicalmente, deixando o corpo num estado de completo entorpecimento.

Hibernar é um estágio de vida vivido pelos animais que dormem durante todo o inverno, quando o seu metabolismo cai o suficiente para que possam sobreviver às inclemências do clima, entrando num estágio que pode ser considerado como coma induzido.

O estado de hibernar pode ser comparado a um estado de hipotermia, regulado automaticamente pelo organismo desses animais para sobreviver durante alguns dias, algumas semanas ou até meses, permitindo que possam economizar energia durante a época mais fria do ano.

A hibernação estabelece um nível baixíssimo no metabolismo, reduzindo a temperatura corporal e a frequência respiratória. Durante o período da hibernação, o animal se utiliza das reservas de energia armazenada em sua gordura durante os meses mais quentes do ano.

O ato de hibernar é alcançado em seu mais alto grau pelos animais de sangue mais denso e quente, como os ursos pardos, nos Estados Unidos, que passam diversos meses hibernando durante o inverno, depois de terem acumulado gordura suficiente nos meses mais quentes.

Alguns insetos, como a joaninha, embora de sangue frio, também passam por períodos de hibernação, passando pelos meses mais frios e recuperando-se quando o clima se torna mais quente.

Hibernar foi o método encontrado pelos animais que habitam as zonas mais frias do planeta como meio de sobrevivência, uma vez que, durante o inverno, torna-se muito mais difícil conseguir alimentos. Através da hibernação, com o metabolismo regulado ao mínimo, os animais das zonas frias não têm necessidade de gastar energia procurando alimentos, podendo sobreviver da reserva acumulada.

Modo hibernar no PC

A informática aproveitou o termo para criar o modo hibernar nos computadores. Trata-se, aqui, de uma atividade que desabilita o equipamento, depois de salvar os arquivos, páginas ou programas..

No momento em que o computador é religado, ou quando sai do modo hibernar, todas as páginas e programas são ativados automaticamente, do mesmo modo que estavam antes da hibernação.

O modo hibernar foi assim denominado em virtude da semelhança com o que acontece com os animais, que entram em ociosidade, desativando as funções principais do organismo.

Enquanto os animais hibernam para sobreviver ao inverno, os computadores também hibernam, economizando energia.

Compartilhe este significado: