Significado de Criatividade

O que é Criatividade

Criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. A criatividade também é considerada uma capacidade humana extremamente valorizada hoje em dia, uma vez que se exige a “criatividade em movimento” para um mundo globalizado e que está em movimento tecnológico constantemente.

Ela é tão valorizada porque através dela é possível construir e reconstruir coisas, projetos, ideias, conceitos, tanto no aspecto físico quanto no figurado, no intangível. A criatividade, quando associada à arte, dá espaço para o que chamamos de criatividade artística. Durante o processo de criação artística busca-se produzir algo que gere valor ao expectador, alguma mensagem ou impacto ao mesmo, de modo que o mesmo possa ser compreendido como arte.

Existem também as ditas “oficinas de criatividade” que tem como objetivo instigar os indivíduos a pensarem, a desenvolverem seu raciocínio, sua imaginação, e consequentemente, estimular a criatividade. Essas oficinas são realizadas com base na parceria entre psicologia e educação, de modo que promovem atividades (muitas delas artísticas) tais como o desenho, a pintura, o teatro, o improviso e muito mais.

Criatividade e inovação

A criatividade é um ingrediente que potencializa a inovação, além é claro, de ser essencial para qualquer processo de inovação, seja ela incremental ou radical. Pessoas criativas aliadas à capacidade de organização e realização prática das suas ideias são capazes de mudar paradigmas. Um exemplo? O Fordismo, termo utilizado para denominar as inovações promovidas por Henry Ford e o seu sistema de linha de produção. Antes de sua criatividade inovadora os carros eram produzidos individualmente, levavam muito mais tempo e o preço final era alto tanto para a indústria quanto para o consumidor final.

Com as inovações radicais advindas da criatividade de Henry Ford, sua equipe e a capacidade de transformar a criatividade e prática foi possível tornar os automóveis acessíveis para boa parte da população, de forma que o modelo de linha de produção é utilizado até os dias de hoje para a fabricação de muitos produtos.