Significado de Crucial

O que é Crucial

Crucial é um adjetivo proveniente do latim ”crucialis”, que por sua vez, pode também advir de “crucis” ou “crux”, termos bem mais antigos.

Crucial pode significar algo difícil, fundamental ou positivo.

Porém, o conceito bem mais conhecido hoje, provém de uma metáfora criada pelo filósofo inglês Francis Bacon em 1620. Bacon além de filósofo, também é considerado o pai da ciência moderna.

Segundo essa metáfora, crux não se tratava de cruz e sim de um cruzamento, uma encruzilhada, onde qualquer viajante, mesmo não familiarizado com esse caminho, ainda tivesse que tomar uma decisão crucial: que direção tomar?

Ou seja, metaforicamente falando, essa seria uma decisão que poderia afetar o destino da pessoa dependendo de sua escolha.

Observe como esses significados podem ser encaixados nos contextos abaixo:

Quando é utilizado para fazer referência a algo que demanda dificuldade: árduo, duro, penoso, doloroso. Por exemplo:

“A mudança política é crucial neste momento de crise no qual o Brasil está vivendo”.

Quando é utilizado para enfatizar poder, determinação e decisão, ou seja, tudo aquilo que é claro, dicisivo, positivo. Como em:

“O fim daquele trabalho de física é crucial para a minha aprovação”.

É utilizado para representar qualquer coisa que é de extrema importância em uma ocasião, aquilo que é essencial, de suma importância.

“A contratação daquele jogador é crucial para alcançar a vitória.”

Devido aos seus vários sentidos, é importante ter em mente a real intenção da ideia que se deseja expressar para que não haja problemas de interpretação, isso de acordo com o contexto no qual a palavra estiver inserida.

Para cada sentido que esse termo carrega, podemos encontrar vários outros sinônimos não mencionados aqui, como por exemplo: primordial, supremo, irrefutável, inegável, categórico, grave, dentre muitos outros.

 

O significado de Crucial está na categoria Significados