Significado de Cruz Celta

O que é Cruz Celta

A Cruz Celta é uma das principais manifestações artísticas da cultura celta e são envoltas em magia e espiritualidade.

Ela é composta por uma cruz com braços iguais, que remete a cruz cristã, adornada por um círculo.

Esse símbolo, ao longo dos milhares de anos, foi adotado por diferentes culturas obtendo, assim, várias interpretações.

Apesar dessas várias interpretações, a principal delas se manteve: a de que a cruz celta representa ligação com o espiritual e a conexão de tudo que constitui a vida.

Portanto, podemos ver grande semelhança com outra cruz, a Cruz de Amalfi, ícone que simboliza ligação ao espiritual, ao poder e ao renascimento. Assim, percebe-se que a cruz sempre terá ligação com o divino.

A cruz celta e a cultura céltica

Esse emblema pode ser encontrado espalhado por todo o território europeu, onde muitos estudiosos afirmam ter sido morada do povo Celta.

Ele demonstra o profundo culto e adoração que esse povo dedicava à natureza.

Tal simbolismo representa a rendição aos desígnios da natureza e suas revelações, remetendo ao equilíbrio e a eternidade na vida baseados nos quatro principais elementos que a compõe: ar, água, fogo e terra.

Esses fundamentos são representados pelos quatro braços iguais, na qual o círculo representa aquilo que oferece a vida para tudo, o Sol.

Temos então os quatro elementos e o Sol representando a natureza. Os formatos dos braços iguais e o círculo perfeito significando equilíbrio e continuidade.

Dessa forma, percebe-se a compreensão do valor e da significância cultural desse povo conhecidos como amantes da essência da vida.

A cruz celta e outras simbologias

 Com o passar do tempo, esse ícone foi adotado por diferentes culturas obtendo muitos sentidos.

Os cristãos o utilizam para representar a força e a eternidade de Cristo e da fé cristã. Assim com o círculo serve para demonstrar o renascimento e singularidade da vida.

Para aqueles que buscam restaurar a cultura céltica, os chamados neo-pagãos, a cruz é usada como talismã para reviver as tradições e protegê-los. Eles demonstram sua fé diante dos deuses e seus ancestrais.

São também usadas como proteção contra infortúnios e energias negativas.

O significado de Cruz Celta está na categoria Dicionário dos Símbolos