Significado de Cultura

O que é Cultura

Cultura é um termo que é definido pelas características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas. É definida por tudo, desde linguagem, religião, culinária, leis, hábitos sociais, música e arte que passa de geração a geração.

Nas palavras da maioria dos dicionários, a cultura é o modo de vida, em especial, os costumes e as crenças gerais de um determinado grupo de pessoas em um determinado momento.

A palavra cultura deriva de um termo francês, o qual por sua vez deriva da palavra latina colere que significa a tendência de cuidar da Terra e crescer ou cultivo e criação. É uma palavra que compartilha sua etimologia com uma série de outras palavras relacionadas com a promoção ativa do crescimento.

Cultura também é definida por alguns pesquisadores como os padrões comuns de comportamentos e interações, construções cognitivas e entendimento que são aprendidos pela socialização.

Assim, pode ser vista como o crescimento da identidade de umpovo, promovida por padrões sociais únicas para o grupo. Muitos países estão em grande parte povoados por imigrantes e suacultura é influenciada por muitos grupos de pessoas que agora os compõem.

Isto também faz parte do crescimento. À medida que os países crescem, o mesmo acontece com a sua diversidade cultural.

Cultura ocidental

O termo "cultura ocidental" define a cultura de países europeus, bem como aqueles que têm sido fortemente influenciados pela imigração europeia.A cultura ocidental tem suas raízes no período clássico da era Greco Romana e a ascensão do Cristianismo no século XIV.

Outros direcionadores da cultura ocidental incluem a Latina, a Celta, a Germânica e os grupos étnicos e linguísticos helênicos. Atualmente, as influências da cultura ocidental podem ser vistas em quase todos os países do mundo.

Cultura oriental

A cultura oriental geralmente refere-se às normas sociais dos países do Extremo Oriente da Ásia, incluindo China, Japão, Vietnã, Coréia do Norte e Coréia do Sul e do subcontinente indiano.Tal como o ocidente, a cultura oriental foi fortemente influenciada pela religião durante seu desenvolvimento inicial.

Mas,de acordo com o livro "Caminhos para Civilizações Asiáticas: Traçando as Origens e a Disseminação do Arroz e das Culturas de Arroz" de Dorian Q. Fuller, a cultura oriental também foi fortemente influenciada pelo crescimento e cultivo desse produto.

Cultura Africana

O continente africano é essencial para todas as culturas. A vida humana originou-se nesse continente e começou a migrar para outras áreas do mundo, em torno de 60 mil anos atrás, de acordo com o Museu de História Natural, EUA.

 A África é o lar de inúmeras tribos étnicas e grupos sociais. Uma das principais características desta cultura é o grande número de grupos étnicos ao longo dos 54 países do continente. Somente a Nigéria tem mais de 300 tribos, por exemplo.

Atualmente, a África está dividida em dois grupos culturais: Norte da África e África Subsaariana. Isso porque a África do Norte ocidental tem fortes laços com Oriente Médio, enquanto a África Subsaariana compartilha características históricas, físicas e sociais que são muito diferentes do norte da África.

O ambiente hostil tem sido um grande fator no desenvolvimento da cultura da África Subsaariana, pois há um grande número de línguas, gastronomia, arte e estilos musicais que surgiram entre as populações mais distantes.

Cultura na Filosofia

O termo moderno “cultura” é baseado em um termo usado pelo filósofo e orador romano Cícero em suas obras, nas quais escreveu sobre o cultivo da alma ou a “cultura animi” que é a “cultura da liberdade que emana das profundezas do espírito, da lucidez do pensamento e do generoso desinteresse do amor.”

Usando uma metáfora agrícola para o desenvolvimento de uma alma filosófica, a cultura é entendida por Cícero teleologicamente como o ideal mais possivelmente elevado para o desenvolvimento humano.

Outros filósofos referem-se à cultura como todas as formas em que os seres humanos superam sua barbárie original, e por meio de artifícios, se tornam plenamente humanos.

Cultura na Antropologia

Dentro da antropologia cultural, a ideologia e postura analítica de relativismo cultural sustentam que as culturas não podem ser facilmente classificadas ou avaliadas objetivamente, pois qualquer avaliação é necessariamente situada dentro do sistema de valor de uma dada cultura.

Embora os antropólogos em todo o mundo refiram-se a definição de cultura de Charles Tylor (um famoso filósofo canadense), no século XX a cultura emergiu como o conceito central e unificador da antropologia americana.

Esse conceito de cultura, geralmente refere-se à capacidade humana universal para classificar, codificar e comunicar as experiências humanas simbolicamente.

Cultura popular

Cultura popular é aquela produzida através da participação ativa das massas, ou seja, do povo em geral na produção de artes, músicas, religiões, formas de se vestir, folclore e outras tendências, as quais são seguidas pela maioria. 

As categorias mais comuns da cultura popular são: entretenimento (filmes, música, TV), esportes, notícias, política, moda, tecnologia e gírias.

A cultura popular é muitas vezes vista como insignificante  e intelectualmente desfavorecida e sem moral, a fim de encontrar aceitação consensual junto à sociedade.

Como resultado, ela é alvo de fortes críticas de várias fontes, mais notavelmente grupos religiosos e grupos contraculturais que a consideram superficial, consumista, sensacionalista ou corrompida.

O significado de Cultura está na categoria Significados