Significado de Cunho Pessoal

O que é Cunho Pessoal

Cunho pessoal é uma expressão utilizada para se referir a uma característica única de um indivíduo, isto é, faz referência a algo específico e relativo a uma pessoa. Expõe sua individualidade, seus princípios e sentimentos. 

O que é Cunho Pessoal:

Pode ser utilizado quando queremos, efetivamente, nos remeter a traços típicos da personalidade de uma pessoa. 

Cunho também pode designar um objeto usado para gravar uma determinada marca em autorrelevo em metais e medalhas, por exemplo.

Significado de Cunho Pessoal

Na área do Direito, há a chamada ação de cunho pessoal, o que significa que o processo tem por finalidade apurar casos relacionados unicamente a uma pessoa.

Texto de cunho pessoal pode ser um dos vários tipos de textos usados para expressar sentimentos e opiniões. Pode ser escrito em uma linguagem formal ou informal e conter demonstrações de afeto ou expressar fatos corriqueiros do dia a dia.

Veja alguns exemplos de frases de cunho pessoal escritas por personalidades famosas que fizeram parte da história do mundo:

“Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança.”  (Winston Churchill)

“Em nosso país, temos essas três indescritíveis coisas preciosas: a liberdade de expressão, a liberdade de consciência e prudência de nunca praticar nenhuma delas.” (Mark Twain)

Geralmente, esses dois termos são usados em conjunto e servem para expressar sempre um fato pessoal, porém quando esse fato não se aplica a algo de cunho pessoal, podem-se formar outras expressões do tipo: cunho profissional, cunho afetivo, cunho sentimental, cunho religioso, cunho social, dentre muitos outros.

O significado de Cunho Pessoal está na categoria Significados