Significado de Cyber Café

O que é Cyber Café

Cyber café (ou cibercafé, no português) designa um estabelecimento comercial que tem como atribuições principais:

  • Proporcionar o serviço de lanchonete e bar,
  • Disponibilizar computadores para acesso à internet, bem como outros aparelhos eletrônicos.

Normalmente, o local tem a disponibilidade de instalar pontos de acesso para notebooks, cobertura de internet wireless ou rede sem fio para acessar pelos próprios equipamentos do local – pagando uma taxa de utilização para esse último.

Há confusão quando fala-se de lan house e cyber café. Lan house é um estabelecimento próprio para oferecer serviços de acesso à internet, enquanto que é visto como uma atividade secundário de um cyber café.

O cyber café possibilita aos clientes utilizem o espaço para estudos, trabalhos e mesmo para lazer. Esse tipo de estabelecimento está presente na maioria dos países, porém com mais popularidade em países da Ásia, como a Coreia do Sul, China e Japão.

Cyber cafés mais modernos atualmente oferecem a utilização de aplicativos para celulares e tablets para garantir maior interação com os clientes por meio da internet.

Origem do termo

Ivan Pope, em 1994, foi o criador do termo “cyber coffee” (cyber café) para um evento de internet que está ocorrendo durante um workshop artístico no Institute of Contemporary Arts, em Londres.

Ivan simplesmente juntou a palavra café com o acesso à internet, pois a internet banda larga, naquele tempo, era uma novidade e ainda não era difundida nos estabelecimentos.

Cyber vem da palavra em inglês cybernetics: ciência que pesquisa as estruturas de comunicação e de controle em máquinas e seres vivos. Já hoje em dia, o termo cybernetics tem como definição o controle de qualquer sistema que usa tecnologia.

Cyber é um prefixo muito utilizado para referenciar algo voltado para a ficção científica, tecnologias de informação e comunicação, e claro, com destaque para a internet.

Muitas palavras foram surgindo graças aos avanços da tecnologia e do espaço virtual, como, por exemplo: ciberespaço, cyberpunk e cibernauta.

O significado de Cyber Café está na categoria Significados