Significado de Czarismo

O que é Czarismo

Czarismo é o termo usado para se referir a um sistema político que se perpetuou na Rússia entre os anos de 1547 até 1917, ano em que ocorreu a revolução Russa. Czar era o nome utilizado para se dirigir ao Imperador da Rússia.

O czarismo é muito similar ao Absolutismo, pois ambos buscavam alcançar uma grandeza em um regime de autocracia, isto é, o poder nas mãos de uma única pessoa. O governo czar era marcado pela opressão, repressão, dominação e tirania de um senhor absoluto.

Esse sistema foi marcado não só pela falta de liberdade do povo comum, mas também dos próprios nobres da época, que viviam à mercê do czar.

Durante a dinastia Romanov, os czares ficaram por mais de 300 anos no poder, seus governantes agiam de forma absoluta e por inúmeras vezes eram confundidos com o próprio Estado. O sistema começou em 1613 com Mikhail I e terminou na dinastia de Nicolau II em 1917.

No tempo do governo de Nicolau II, o país se encontrava em condições bastante precárias, as indústrias não conseguiam manter-se e a agricultura era extremamente ultrapassada. Lembrava muito o sistema feudal da Idade Média e o czar não procurava investir em qualquer tipo de inovação ou modernização.

Apesar desses problemas, foi Nicolau que trouxe um novo tipo de regime, a monarquia constitucional. Isso só ocorreu após várias rebeliões que aconteceu em todo o país. Ele foi o primeiro a abrir um diálogo com o povo do campo e da cidade, permitindo que eles expressassem suas indignações e opiniões, começando assim, uma discussão a respeito de política.

Criou uma “Duma – assembleia legislativa”, onde seriam votados orçamentos e leis, mas a palavra final ainda ficaria a cargo do czar.

Mesmo com essa nova mudança ele foi deposto em 1917 e em julho de 1918 foi assassinado juntamente com esposa e filhos.

As coisas já não iam bem e com a participação dos russos na Primeira Guerra Mundial, em 1914, tudo piorou. A Rússia acabou desperdiçando muito dinheiro nessa guerra e sendo derrotada, pois possuía um exército mal preparado e mal administrado. Isso fez com que o poder de Nicolau fosse ficando cada vez mais fraco.

Mesmo com esses agravantes, o czar não aceitou a pressão do povo e comprometeu toda nação. Por causa disso, houve uma enorme inflação entre os anos de 1914 a 1917, o que culminou na ruína do país.

O significado de Czarismo está na categoria Significados