Significado de Danado

O que é Danado

Danado é uma palavra que tem origem no latim damnatus, termo usado para se referir a um indivíduo condenado ou rejeitado. Entretanto, o significado de danado atualmente tem diferentes acepções de acordo com a forma como é empregado e pode ser usado para representar alguém zangado, amaldiçoado ou esperto.

O termo danado pode significar que um indivíduo está tendo emoções negativas como ira, fúria ou desespero. Um exemplo disso está na frase "Ele estava danado, pois nada saiu como o esperado", onde podemos perceber que o sujeito está passando por um momento de raiva porque seus planos acabaram não dando resultados.

No contexto religioso acepção tem significado pejorativo, representando que um indivíduo é um pecador e por isso julgado como amaldiçoado, perverso, ruim, malévolo ou ainda que esteja condenado ao inferno.

Outras acepções do termo danado é a de intensidade e, nesse caso, ela é usada de forma informal para representar uma situação invulgar ou extraordinária, ou seja, um momento que não é comum e nem esperado. Na frase "Estou com um cansaço danado", por exemplo, o termo danado está acentuando o cansaço sentido pelo indivíduo falante. É importante notar que essa construção pode ser feita com emoções ou sentimentos, mas não com objetos.

Além disso, a palavra danado também pode ser usada no sentido figurado com caráter positivo, como forma de elogiar ou para destacar alguém. Nesse caso dizer que um indivíduo é danado significa que ele é extraordinário, habilidoso ou esperto em determinado campo.

Esse tipo de uso é mais comum para se referir a crianças. Sendo assim, dizer que uma criança é danada pode ser o mesmo que dizer que ela é astuta, travessa ou revela que ela tem habilidades prematuras para a sua idade. Quando usado para se referir a pessoas mais velhas a palavra danado também pode assumir ainda o significado de arteiro ou ainda de sem vergonha, apesar dessa construção ser menos usada em nossa língua.

Não obstante, uma pessoa corajosa, que mostre valentia e ousadia em suas ações também pode ser chamada de uma pessoa danada em algumas ocasiões.

O significado de Danado está na categoria Significados