Significado de Decente

O que é Decente

Decente significa conveniente, próprio, adequado, asseado, limpo. A palavra origina-se do latim decentia e é um adjetivo que pode ser masculino ou feminino, utilizado para caracterizar alguém ou alguma coisa que está a par das regras da decência.

O termo decente pode ser usado como sinônimo de apropriado, moral, correto, honrado e digno; e seus antônimos, tudo aquilo que é sujo, perverso, trapaceiro, vergonhoso ou impuro. A palavra e usada em diversas ocasiões para indicar alguém que viva de acordo com as regras e conceitos impostos por uma sociedade, sendo assim, o que é decente ou não é julgado a partir dos valores e opiniões de cada pessoa ou comunidade.

Além disso, o termo decente pode ser usado para se referir à ocasião em que certas roupas ou objetos estão sendo utilizados. Como por exemplo, uma roupa de banho pode ser considerada decente ou apropriada para ir à praia, mas não decente ou inapropriada para ir a um evento formal, como um casamento.

Muitas vezes ela também é utilizada para caracterizar um profissional ou instituição que se dedica ou segue todas as normas proposta e tem compromisso com os serviços que está prestando. Uma pessoa que é honesta, que procura seguir as regras de pudor e respeita as outras pessoas pode ser considerada decente.

Uma comunidade que é educada, com boa postura e tem valores sólidos também pode ser considerada decente.

Decente ou descente?

As palavras decente e descente são classificadas na Língua Portuguesa como parônimas, ou seja, palavras que possuem grafia ou pronúncia semelhante, porém tem sentidos diferentes. Dessa forma, os dois termos estão corretos, porém o seu significado na língua não e o mesmo e não deve ser confundido. Como já explicado, a palavra decente e um adjetivo e exprime uma qualidade sinônima de honradez, limpeza e conformidade com as normas. 

Já a palavra descente é formada a partir do verbo "descer" e do sufixo "ente" , logo o termo exprime algo que desce, decai, se dirige para baixo; e assim sendo, ela é um adjetivo e o seu significado na Língua Portuguesa é cadente ou descendente.

Muitas pessoas acabam utilizando a palavra descente quando querem dizer decente o que acaba distorcendo a idéia original para algo decadente, que está se tornando pior do que era antes.

               

O significado de Decente está na categoria Significados