Significado de Dedetização

O que é Dedetização

Dedetização é o ato ou efeito de dedetizar, aplicar inseticida para eliminar pragas como baratas, moscas, ratos, insetos e formigas.

A palavra dedetização surgiu de um neologismo, ou seja, de uma palavra nova, que nesse caso foi o DDT (diclorodifeniltricloroetano), que é um produto aplicado para eliminar pragas. A partir do produto, as pessoas começaram a falar dedetização ou dedetizar para o ato de aplicar o próprio inseticida.

Esse produto começou a ser mais usado na década de 1960, mas hoje em dia tem o uso proibido no Brasil, porque o DDT é considerado um produto químico prejudicial tanto ao meio ambiente, quanto às pessoas.

Outra palavra comumente relacionada à dedetização é a desinsetização ou desinsetizar, que é o ato de livrar o ambiente de insetos.

Essa ação é realizada por empresas especializadas, que usam inseticidas permitidos de serem aplicados em ambientes urbanos.

Grafia correta de Dedetizar e Dedetização

Por ter som parecido, algumas pessoas confundem na hora de escrever esse substantivo feminino e ficam na dúvida entre dedetização e detetização. No entanto, a grafia correta é dedetização.

A confusão é ainda maior no momento de escrever o verbo, que gera dúvida entre dedetizar ou detetizar. A forma correta é dedetizar.

No momento da escrita, basta lembrar-se da origem da palavra, que veio do DDT, e assim fica mais fácil saber qual a sequência correta das letras D e T.

O significado de Dedetização está na categoria Significados