Significado de Desenvolvimento Infantil

O que é Desenvolvimento Infantil

Desenvolvimento infantil é uma expressão. Desenvolvimento é um substantivo masculino que vem do verbo “desenvolver”, com origem no prefiro des-, que é de oposição, mais envolver que vem do Latim volvere, que quer dizer “rolar, fazer girar”.

Já infantil, classifica-se como um adjetivo de dois gêneros e substantivo masculino originário do Latim in, que é “não”, mais fari, que quer dizer “falar”, mesma origem de “infante”.

O significado de Desenvolvimento infantil descreve o processo de aprendizado e de transformações progressivas em que as crianças começam a adquirir e aperfeiçoar variadas capacidades que envolvem o lado motor, cognitivo, social e emocional.

O desenvolvimento infantil, nesse caso, demonstra que a criança passa a ter determinadas capacidades que incentivam comportamentos e ações que são comuns em certas idades.

Por isso, o desenvolvimento infantil é fundamental por abranger uma série de aprendizados que irá incentivar a criança a se tornar independente.

Tipos de desenvolvimento infantil

Distintos aspectos são englobados pelo desenvolvimento infantil – durante o processo de desenvolvimento, a criança tende a evoluir conforme esses aspectos, levando-se em conta não somente o crescimento físico, mas também seu lado cognitivo e social, por exemplo.

Nesse caso, classificam-se como 4 tipos de desenvolvimento infantil: afetivo, cognitivo, físico e social.

Desenvolvimento afetivo

Desenvolvimento afetivo é aquele que envolve os sentimento e emoções da criança, que podem ser visíveis por parte desta desde bebê, ou seja, desde essa fase, a criança tem a aptidão de reconhecer quando recebe carinho e amor das pessoas ao seu redor, o que favorece o desenvolvimento de seu próprio vínculo afetivo, criando laços e sentimentos para com seus pais e outras pessoas próximas.

O desenvolvimento afetivo é importante para a inteligência emocional da criança.

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo é aquele que se relaciona com a parte intelectual do ser humano, por isso está associado com a atenção, raciocínio, memória e a capacidade de resolução de problemas.

Com o tempo, o desenvolvimento cognitivo é aprimorado, permitindo que a criança faça interpretações e assimilações.

Desenvolvimento físico

Desenvolvimento físico é, basicamente, todas as habilidades e capacidades motoras que uma criança terá, desde seu começo com o engatinhar até andar, sentar, pular, correr, entre outras atividades.

Algumas ações de desenvolvimento físico, no entanto, irão exigir desenvolvimento cognitivo, como é o caso da escrita.

Desenvolvimento social

Desenvolvimento social é o tipo de desenvolvimento que faz com que uma criança aprenda a interagir em sociedade, ou seja, é quando a criança adquire tradições, normas sociais e cultura, fazendo com que ela relações com outras pessoas e troque informações.

A própria importância de brincar no desenvolvimento infantil está ligada a esse tipo de desenvolvimento.

Fases do desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil pode ser dividido por fases graças aos estudos do psicólogo suíço Jean Piaget, que dedicou sua vida investigando os diferentes estágios desse desenvolvimento, descobrindo como os padrões de aprendizagem e pensamento se desenvolvem ao longo da vida de uma criança.

Para Piaget, existem 4 fases: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Sensório-motor: 0 a 2 anos

Fase em que a criança começa a desenvolver suas capacidades em termos de sensações e movimentos. Piaget descreve que a criança ganha consciência de seus movimentos, já que anteriormente todos eles eram involuntários.

É nessa fase que a criança desenvolve a coordenação motora. Além disso, nessa faixa etária, os bebês só possuem consciência sobre aquilo que eles podem ver.

Pré-operatório: 2 a 7 anos

Essa é a fase em que as crianças tendem a transformar seus próprios pensamentos em realidade, ou seja, elas levam em consideração suas interpretações, pois não possuem a real percepção das coisas ainda.

Outro detalhe do pré-operatório é a característica do egocentrismo, além do início dos questionamentos sem fim (os inúmeros “porquês”) e ao momento do “faz de conta”, isto é, de explorar a imaginação.

Operatório concreto: 8 a 12 anos

Essa etapa tem como aspecto principal a construção dos pensamentos lógicos concretos, além do entendimento sobre as normas sociais. A criança consegue interpretar e melhorar seus conhecimentos sobre regras sociais e o próprio senso de justiça.

Operatório formal: 12 anos

Com 12 anos, uma criança já consegue compreender as experiências de outras pessoas, assim como situações abstratas. Isso quer dizer que a criança já começa a criar situações hipotéticas, possibilidades e teorias sobre as coisas.

Marcos do desenvolvimento infantil

O que são chamados de marcos do desenvolvimento infantil são algumas capacidades ou comportamentos que são esperados das crianças em suas determinadas faixas de idade. Ou seja, são características que são comuns para cada faixa etária, muito embora uma criança possa desenvolver esses marcos antes do tempo.

Desenvolvimento infantil de 0 a 6 meses

  • Logo a seguir ao nascimento: tende a dormir na grande parte do tempo, chorando quando se sentir desconfortável e pode sugar a boca como hábito,
  • 1 mês: consegue mover a cabeça, reagir a sons e focar o rosto de uma pessoa,
  • 6 semanas: pode ficar deitado de bruços e sorrir durante interações,
  • 3 meses: pode abrir e fechar as mãos, manter a cabeça firme quando sentado, pode levar a mão à boca, sugar os dedos e segurar alguns objetos com firmeza por curtos períodos,
  •  5-6 meses: leva objetos à boca e senta com apoio, reconhece pessoas e rola o corpo quando deitado.

Desenvolvimento infantil de 7 meses a 1 ano

  • 7 meses: se senta sem apoio, reconhece o próprio nome, pode segurar a mamadeira,
  • 9 meses: engatinha, consegue ficar em pé (com apoio),
  • 12 meses: pode andar com apoio, aprender a bater palmas e dar tchau, falar algumas poucas palavras, ingerir líquidos em um copo.

Desenvolvimento infantil de 1 ano e 6 meses a 3 anos

  • 1 ano e 6 meses: anda com mais segurança, pode subir escadas se apoiando, desenha linhas verticais, pode comer alguns alimentos por conta própria,
  • 2 anos – 2 anos e 6 meses: forma pequenas frases, abre portas e sobe em móveis, sabe indicar quando precisa ir ao banheiro, pode manusear revistas, por exemplo, virando uma página de cada vez,
  • 3 anos: pode ir ao banheiro sozinha, conta até 10, faz perguntas frequentemente, sabe reconhecer certas cores e até formar plural de algumas palavras.

Desenvolvimento infantil de 4 a 6 anos

  • 4 anos: sabe lavar mãos e o rosto, sobe e desce as escadas normalmente, pode aprender a atirar bolas, pular em um pé só, etc.,
  • 5 anos: pode desenhar pessoas, sabe mais cores do que antes, coloca a própria roupa, já sabe se despir, sabe pular,
  • 6 anos: consegue caminhar em linha reta, sabe escrever seu nome, fala com maior fluência, começa a demonstrar interesse em alguns assuntos, pode memorizar histórias, entre outros.

Embora esses sejam marcos comuns, alguns fatores podem influenciar o desenvolvimento infantil de cada criança. É o caso do ambiente onde a criança vive, a hereditariedade, prováveis problemas físicos e até a alimentação.

Psicologia do desenvolvimento infantil

Na área da Psicologia, é possível estudar as mudanças no comportamento de um ser humano durante o período da infância, pois se afirma que certas etapas de aprendizado são essenciais para que uma pessoa adquira certas capacidades.

A Psicologia do desenvolvimento infantil abrange o desenvolvimento emocional/afetivo, o cognitivo, o social e o psicomotor.

Para Jean Piaget, o desenvolvimento infantil se evolui a partir da conclusão de determinada fase para que seja possível ir em direção à próxima, comparando esse percurso comparando com o próprio desenvolvimento de um embrião. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo seria um tipo de embriologia mental.

Por isso, a psicologia do desenvolvimento infantil acredita que a construção ocorre por meio da interação com o meio, isto é, a criança deve interagir o máximo possível para que ela evolua como ser humano.

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