Significado de Desespero

O que é Desespero

Desespero é o ato desesperado, agoniado, que envolve angústia ou extrema aflição. Também diz estar desesperado quando alguém apresenta irritação ou furor.

O desespero tem relação com reações humanas, podendo estar está ligada a um momento, a uma situação ou experiência – que deixa o indivíduo exaltado e com fortes sensações emocionais.

O significado de desespero também envolve desequilíbrio, já que a pessoa desesperada demonstra não ter controle de suas ações, e motivada pelo impulso de resolver algo ou ainda de proteger algo ou alguém, age muitas vezes, imprudentemente, ou sem medir as consequências, ainda que seu ato desesperado – leve a pessoa à morte.

Um exemplo disso é quando uma mãe, vê seu filho se afogando, e ainda que ela não saiba nadar, pode – movida pelo desespero, lançar-se ao mar, em busca de salvá-lo, mas sem se dar conta – que ela não pode nem consigo mesma. Sendo assim, o resultado desta ação, pode não somente causar a morte de seu filho querido, mas a sua também.

Desespero e transtorno

O desespero pode causar um transtorno momentâneo, ou ainda, causar um transtorno psicológico de ordem emocional, que pode até durar a vida inteira e desencadear outros problemas, como fobias, patologias e síndromes de todos os tipos.

A pessoa transtornada pelo desespero demonstra perturbação, descontrole e até perda da racionalidade.

Um indivíduo que demonstra desespero pode transparecer falta de esperança diante uma ocorrência, exemplo disso, é quando uma mulher ou homem que possui um ente querido com câncer, não sabe como prosseguir sem essa pessoa, então se entrega a depressão e a descrençade dias melhores.

Extrema aflição

Quando um familiar possui um vício, seja com drogas ou álcool, isso resulta numa dependência química, que debilita a saúde e traz complicações e conflitos entre os familiares, já que o indivíduo dependente rouba dinheiro e objetos para consumir a droga, quando não consegue obter capital por outros meios lícitos.

Os pais, em um ato desesperado, podem interná-lo em uma clínica de reabilitação ou ainda, como visto em algumas notícias nos jornais, os pais podem acorrentar o filho em sua própria casa, para que ele não tenha como sair para se drogar mais.

Há aqueles que dizem ter ações baseada no amor, mas que na verdade, mostram ser atos desesperados, resultante de uma extrema aflição, advinda de algum motivo ou evidência.

Uma pessoa desesperada pode cometer crimes, isso se dá em casos em que o ser humano não aceita um fato. Um exemplo disso é quando um homem é traído e por indignação, angústia e ódio, decide flagelar a esposa ou tirar sua vida.

Uma pessoa desesperada também pode fazer mal a si mesma, tentando minimizar um fardo ou dor, pode cometer autoflagelamento e automutilação. Isso geralmente acontece em indivíduos que se encontram com alguma desordem psicológica, podendo ser causada ou não, por medicações ou transtornos mentais.

É preciso ter cuidado com o desespero, pois ele pode prejudicar e colocar em risco muitas vidas. Ao mesmo tempo que ao ser movido por desespero – a pessoa deseja salvar uma vida, pode prejudicar a resolução do problema, quando movido pelo ato impulsivo.

O significado de Desespero está na categoria Significados