Significado de Detrimento

O que é Detrimento

Detrimento é um substantivo masculino que significa perda, dano e prejuízo. Como sinônimos do termo encontram-se as seguintes palavras: agravo, rombo, quebra, desvantagem e estrago.

A palavra detrimento tem sua origem no latim “detrimentum”, cujo sentido etimológico relaciona-se com a diminuição ou desgaste que um objeto sofreu por causa do contato com o atrito. Por esta forma, a palavra detrimento possui ligação com o termo “detrito” e, por conseguinte, o verbo “deteriorar”.

Deste modo, o termo detrimento, assim como a sua locução em detrimento de pode ser utilizada com o sentido próximo de “em vez de” e também pode ser atribuído a mágoa ou perda de interesses, assim como uma queixa ou lesão, ou seja, prejuízos de cunho psicológico e/ou moral.

O termo é ainda empregado aos bens materiais que sofrem danos e por isso é chamado de detrimento patrimonial, cujo termo faz alusão ao mau uso que provoca a deterioração e perda de um bem público como, por exemplo, um imóvel histórico que deveria ser mais bem preservado.

Por outro lado, no campo do direito civil, o termo detrimento é empregado para se referir aos danos ou prejuízos que um indivíduo sofre por uma ação praticada, ou omissão realizada por outra pessoa, o que acaba por afetar os direitos e interesses do primeiro que é assim considerado como vítima.

O dano causado é considerado como malicioso se o ato gerado foi de forma intencional, enquanto o dano injusto é provocado por algum descuido ou negligência. De toda forma, o detrimento é aqui uma forma de dano.

Frases com “em detrimento de”

Alguns exemplos de frase em que se encontra a locução “em detrimento de” são as seguintes:

Ela prefere poesia em detrimento de crônicas policiais;

Joana retomará as aulas de piano na segunda à tarde em detrimento de estudar inglês pela manhã;

Não gosto de viajar durante o dia, prefiro a noite em detrimento de poder descansar melhor para aproveitar a chegada.

O significado de Detrimento está na categoria Significados