Significado de Dinâmica

O que é Dinâmica

A dinâmica tem significado amplo e se relaciona com movimento e força.

Pode ser um conceito utilizado pela música, física, psicologia, ou em dinâmicas de grupo.

Dinâmica na física

Nesse ramo, a dinâmica é uma ciência utilizada para estudar os movimentos das forças, bem como a causa delas.

Pode ser aplicada a corpos em movimento ou a corpos rígidos, e está fundamentada nas leis de Newton, sendo que sobre um contexto bem mais complexo e aprofundado.

Estudo dos gases e dinâmica

A dinâmica também estuda os gases e seus movimentos, chamado de aerodinâmica. Estuda a hidrodinâmica que tem a ver com os líquidos e esse estudo se baseia em experimentos.

Dinâmica na música

Quando uma pessoa ou músico utiliza diferentes intensidades de sons, isso também significa dinâmica, sendo que no contexto musical

Nesse sentido há mudanças na dinâmica, que varia de acordo com a qualidade da acústica dos instrumentos e da quantidade do mesmo em determinado ambiente.

Os compositores têm por hábito, anotar diferentes sinais e indicações que fazem com que ocorra uma mudança musical. Isso indica quanto a intensidade da sonoridade da melodia.

Dinâmica de grupo

As dinâmicas de grupo fazem parte de uma estratégia para o recrutamento, seleção ou treinamento de pessoas. Isso também envolve psicologia. Esse tipo de estudo ou aplicação, visa perceber as diferentes performances dos indivíduos envolvidos, diante a um mesmo episódio, questionamento ou experiência.

Muitos exercícios de dinâmica de grupo são inseridos para melhorar o entrosamento entre as pessoas que se encontram no evento.

Os locais onde mais se utilizam as dinâmicas de grupo são em entrevistas de emprego ou treinamento de colaboradores. A capacidade de interação dos integrantes, dará respostas sobre a habilidade, dificuldades e percepção de cada pessoa.

Os indivíduos que conseguem se destacar bem nas dinâmicas de grupo, tendo iniciativa e agilidade nas respostas, conseguem obter a vaga de emprego com maior facilidade.

Leitura dinâmica

Toda e qualquer pessoa pode ter uma leitura dinâmica, isso consiste em um conjunto de aplicações que possibilita o aumento da velocidade na leitura. ]

Um leitor regular consegue ler em média 150 palavras por cada minuto e possui compreensão de 60% do que foi lido. Já o leitor dinâmico, pode ler cerca de 800 palavras no mesmo tempo de 1 minuto, tendo até 80% de entendimento.

A leitura dinâmica não é recomendada para quem é estudante, ainda que os dados se apresentem como promissores, já que o aumento e rapidez na leitura pode deixar passar dados importantes, a depender da pessoa.

Dinâmica das populações

Existe uma infinidade de populações na terra. Sejam de animais ou vegetais, e sempre há ocorrência de interação entre estes.

A distribuição populacional pode se basear nos seguintes termos:

  • Alteração da distribuição = dispersão.
  • Membros de uma população no espaço - emigrações ou imigrações = dinâmica de dispersão.
  • Alteração da densidade da população = abundância.
  • Reprodução ou morte da população = densidade e/ ou natalidade.

Portanto, a dinâmica se estende a vários modelos de estudo ou uso, dependendo de cada situação.

O significado de Dinâmica está na categoria Significados