Significado de Divo

O que é Divo

Divo é uma palavra que tem origem no latim antigo, divu, que tem como significado “deus”, referindo-se a uma entidade divina, espiritualizada.

O que é divo?

Divo pode ser classificada como uma palavra que tanto pode ser usada como substantivo ou adjetivo, tendo o significado de divindade do sexo masculino, ou seja, um deus. No sentido figurado, divo é palavra utilizada para qualificar uma pessoa do sexo masculino com bela aparência e com personalidade marcante.

O termo divo não era muito utilizado na língua portuguesa, apresentando-se como a versão masculina de diva, o designativo de cantoras consagradas da ópera na Itália. Aos poucos, o termo também passou a ser aplicado para classificar o cantor principal de óperas, geralmente o tenor, que se destacava na produção.

Nos tempos atuais, tanto a palavra diva quanto o seu masculino, divo, podem ser aplicados a partir de inúmeras interpretações, sempre sendo relacionados com a superioridade de uma pessoa, o seu glamour ou a sua popularidade.

A palavra divo passou, então, a ser utilizada para classificar estrelas do mundo musical ou cinematográfico, além de servir para designar qualquer pessoa famosa, ou que tenha uma beleza excepcional, ou seja, sempre alguém que desperte, de alguma forma, a atração ou a inveja dos outros.

O termo divo é muito aplicado como gíria na comunidade homossexual, quando se referem a uma pessoa do sexo masculino que seja atraente, com comportamento e ações que agradam a todos e, principalmente, que seja bem definida fisicamente.

Il Divo também é o nome de um quarteto musical de fama internacional, que mistura ópera e música clássica com músicas de outros gêneros, num estilo conhecido como crossover clássico. O Il Divo é disposto por um quarteto vocal com a presença de um suíço, Urs Buhler; um espanhol, Carlos Marin; um americano, David Miller, e um francês, Sébastien Izambard.

O significado de Divo está na categoria Significados