Significado de Dramaturgo

O que é Dramaturgo

Dramaturgo é o nome dado àquele que é o responsável pela dramaturgia, ou seja, dramaturgo é aquele que escreve a peça de teatro. Toda peça de teatro se baseia em um texto, toda a ação que se desenrolará no palco, bem como as falas dos atores, estão registrados em um texto, chamado de peça, e cujo o autor é o dramaturgo.

O dramaturgo pode ser também o diretor da peça ou um dos atores, contudo, muitas vezes, o dramaturgo é alguém que se dedica especificamente ao texto, não se envolvendo diretamente com a encenação. É comum que a dramaturgia de uma peça venha de textos clássicos ou mais antigos, baseando-se em textos de dramaturgos que vêm sendo encenados por gerações.

Os primeiros dramaturgos vieram da Grécia Antiga e escreviam peças de dois gêneros, comédia e tragédia. Entre os diversos nomes do período, destacam-se Aristófanes na comédia e Ésquilo, Eurípedes e Sófocles na tragédia.

Dramaturgos e peças de teatro continuaram existindo por toda a Idade Antiga e Idade Média. No entanto, foi só com o Renascimento que surgiu um dramaturgo revolucionário, até hoje considerado um clássico e, possivelmente, o maior de todos os tempos: William Shakespeare.

No período Iluminista, destaca-se como dramaturgo o alemão Gotthold Ephraim Lessing. Mais tarde, no século XIX, nomes importantes foram o do russo Anton Tchekhov e de seu conterrâneo e contemporâneo Constantin Stanislavski, que teve ainda grande influência nas primeiras décadas do século XX, ambos transformam a dramaturgia e as técnicas teatrais. Outro nome importante do século XX, entre outros, é o do alemão Bertolt Brecht, com seu teatro político e quebrando a chamada quarta parede.

No Brasil, alguns dos dramaturgos de maior destaque são Ariano Suassuna, Nelson Rodrigues, e Gianfrancesco Guarnieri.

O significado de Dramaturgo está na categoria Significados