Significado de Drone

O que é - Drone

Drone, traduzindo-se ao pé da letra para a Língua Portuguesa, significa zangão. Porém, o seu significado mais conhecido hoje em dia é para aeronave que não é tripulada, ainda que ela seja comandada à distância por uma pessoa.

Os drones também são conhecidos como UAV (Unmanned Aerial Vehicle). Em Português há duas traduções para esta sigla: VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) ou VARP (Veículo Aéreo Remotamente Pilotado).

Os drones são feitos com materiais resistentes e possuem tecnologia semelhante aos veículos de controle remoto. O comando é feito à distância via rádio ou por meio de sinais de satélite.

A ideia dos drones foi concebida exclusivamente para uso militar em seu princípio. O objetivo era levar os drones a atuar em regiões de extremo perigo humano, casos de combates aéreos, reconhecimento de território inimigo ou mesmo ser utilizado para buscas e resgates em locais contaminados por produtos tóxicos.

Hoje há muitos drones com câmera, que, em exercício militar, mapeiam toda a região inimiga e podem até mesmo atacar áreas com bombas. Além de evitar o contato humano em áreas perigosas, há a questão do custo. Um drone é mais barato que um veículo aéreo tripulado.

Acredita-se que, enquanto um drone custe aproximadamente US$ 1 milhão para os Estados Unidos, um dos maiores investidores neste tipo de tecnologia, os caças gerariam um gasto para o país de mais ou menos US$ 65 milhões.

Ocorreu uma grande popularização do drone a partir do fim da primeira década do século XXI, com um uso cada vez mais frequente por fotógrafos e cinegrafistas, que passaram a acoplar câmeras de foto e vídeo para captar ângulos espetaculares e registrar cenas diversificadas em roteiros de filmes e mesmo em trabalhos fotográficos e jornalísticos.

Hoje em dia a utilização do drone é bem profissional, com contratação de especialistas em controlar esses equipamentos para captar imagens de eventos para vídeos institucionais, inclusive.

Há até mesmo um drone selfie, feito especialmente para tirar selfies. O seu nome é AirSelfie, um drone minúsculo criado apenas para esse tipo de fotografia, englobando mais pessoas por meio da captação de um ângulo maior. A foto pode ser armazenada no próprio drone ou enviada para celulares via Wi-Fi.

A tecnologia se tornou tão popular que há quem use inclusive como hobby, para fazer imagens pessoais e familiares de passeios, viagens, eventos familiares. Mas é preciso um certo conhecimento do equipamento, já que não é tão fácil pilotá-lo. Porém, há vários modelos, desde drones profissionais e complexos, até equipamentos mais simples de serem manejados e que poderão render até momentos de lazer.

Drone no Brasil

O Brasil teve seu primeiro drone criado em 1983 e que ficou conhecido como BQM1BR. Tratou-se de um propósito de VANT que funcionava com propulsão a jato.

Os investimentos na tecnologia drone cresceram no país a partir dos anos 2000. Nesse processo foi criado o Projeto Arara (Aeronave de Reconhecimento Autônoma e Remotamente Assistida), que tinha o objetivo de desenvolver drones para levar ao mercado civil. Hoje a Polícia Federal possui drones que fazem a vigilância das fronteiras do Brasil.

Os drones foram muito utilizados durante a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, ambas realizadas no Brasil, com o objetivo de captar imagens aéreas diferenciadas para a cobertura televisiva dos eventos esportivos.

O significado de Drone está na categoria Significados