Significado de Dualidade

O que é Dualidade

Dualidade é uma palavra que vem do latim dualitāte e implica na existência de dois caracteres ou fenômenos distintos em um mesmo estado de coisas ou em uma mesma pessoa.

O que é Dualidade:

Dualidade é propriedade ou caráter do que é duplo, do que contém duas naturezas, dois princípios ou duas substâncias, caráter do que é dual.

Significado de Dualidade

Dualidade possui também outros significados no âmbito da filosofia, teologia, física e da matemática.

Dualidade na filosofia e na teologia

O dualismo é conhecido na filosofia e na teologia como a doutrina que pressupõe a existência de dois princípios supremos e independentes. Sendo assim, os entendimentos do bem e do mal são um exemplo de dualismo, de dualidade.

Ambos os entendimentos podem ser conceituados por oposição e fazem menção a duas essências totalmente diferentes. Realismo-idealismo e matéria-espírito são outros exemplos de definição que configuram uma dualidade.

A noção do yang e do yin, na filosofia chinesa, é uma forma de resumir a dualidade de tudo que faz parte do planeta. Essa ideia se aplica a qualquer objeto ou situação, vez que pode ser explicada na premissa de que em todo o bem (positivo) existe algo mal (negativo) e vice-versa.

Já na teologia, o dualismo tem como base o princípio do bem divino (luz) confrontando ao princípio divino do mal (trevas). Dessa forma, Deus é tido como o responsável pela criação do bem e o Diabo como o mentor do mal. Em razão disso, o dualismo é um meio de liberar o homem da responsabilidade pela existência do mal no universo.

Em suma, o dualismo na filosofia e na teologia acredita na coexistência de dois princípios eternos, irredutíveis, opostos e necessários.

Dualidade em Matemática

Dualidade também está contida no âmbito da matemática como um assunto de pesquisa operacional, a programação linear (PL). O conceito de dualidade foi uma das mais importantes descobertas logo no início do desenvolvimento da programação linear. Através dessa descoberta foi revelado que todo o problema de PL tem ligado a ele outro problema de programação linear conhecido como dual.

As relações entre esses dois problemas (o original e o dual – chamados de primal) provam ser úteis em diferentes formas. Toda essa interpretação serve para atenuar determinadas dúvidas impostas pela hipótese de certeza do problema de PL (programação linear).

Dualidade onda-partícula

No âmbito da física, existe a dualidade onda-partícula, também conhecida como dualidade matéria-energia ou dualidade corpúsculo. Trata-se de uma propriedade básica da mecânica quântica e se constitui na capacidade das partículas subatômicas de terem propriedades tanto de partículas quanto de ondas.

A dualidade onda-partícula foi abordada pela primeira vez pelo físico francês Louis Victor de Broglie no ano de 1924. Na época, ele anunciou que os elétrons se comportavam de modos diferentes dependendo do experimento específico e que eles apresentavam características tanto corpusculares quanto ondulatórias.

Dualidade outras informações

Na classificação gramatical, a palavra dualidade é um substantivo feminino. A divisão silábica do termo é: du-a-li-da-de. A referida palavra possui 9 letras sendo quatro vogais (“u”, “a”, “i” e “e”) e 2 consoantes (“d” e “l”). Dualidade escrita ao contrário forma-se a palavra edadilaud.

O significado de Dualidade está na categoria Significados