Significado de Ductilidade

O que é Ductilidade

Ductilidade é a propriedade ou qualidade do que é dúctil, ou seja, aquilo que é flexível e maleável. Um material que pode ser manuseado, comprimido ou reduzido a fios sem que se rompa ou se quebre.

O que é Ductilidade:

Quando o termo ductilidade é empregado em sentido figurado pode ter valor pejorativo, indicando alguém que pode ser manipulado com facilidade ou uma pessoa indecisa e sem personalidade.

Em compensação, também pode ser usado como adjetivo para se referir a quem é dócil, fácil de lidar, flexível e se ajusta a qualquer situação. 

Além do mais, o termo pode ser utilizado para se referir à capacidade e a força de vontade de alguém para realizar tarefas e atividades com muito empenho e dedicação quase inquebrável.

Ductilidade dos metais

Diversos materiais possuem uma ductilidade imensa, podendo suportar grande flexibilidade, sofrendo somente algumas deformações em sua estrutura, isso sem que haja rompimento ou perda de força. Dentre esses metais dúcteis podemos encontrar o ouro, a prata, o cobre e muitos outros.

São metais capazes de ser totalmente modelados, deformados, esticados e dobrados sem desfazer sua eficiência. Muitas indústrias preferem trabalhar com metais que apresentam altas características de ductilidade, maleabilidade e alta capacidade de tenacidade, isto é, materiais que possuem alta resistência. 

Para testar o grau de ductilidade de um metal, é empregada uma medida de resistência à tração do material. Essa medida verifica até onde este material poderá ser esticado e em que ponto aparece algum tipo de rachadura ou quebra.

Há metais que apresentam tanto ductilidade quanto maleabilidade, mas existem outros que apresentam somente uma dessas propriedades. Uns podem somente manter a sua forma sob pressão, mas se forem esticados se quebram, enquanto outros serão mais maleáveis, porém não serão dúcteis.   

Para determinar o nível de ductilidade de um material pode ser feito um teste de flexão. Esse teste consiste em pegar uma lâmina de um metal qualquer e aplicar uma força, um ângulo especifico e determinado. O teste revelará que quanto mais dúctil um material for, melhor será o seu desempenho.  

O ouro e a prata são considerados os metais mais dúcteis. Em compensação o aço é um metal bem mais comum e muito usado na manufatura e na engenharia de construção. Sua ductilidade mudará de acordo com outros tipos de elementos encontrados dentro desse aço.

O significado de Ductilidade está na categoria Significados