Significado de Dumping

O que é Dumping

Significado de Dumping

Dumping é um termo de origem inglesa, consistindo no gerúndio da palavra dump, que pode ser traduzida como esvaziar ou despejar. O termo é usado no âmbito do comércio internacional para designar a pratica de se vender produtos abaixo do preço de mercado para prejudicar ou impedir a concorrência.

O Que é Dumping

O dumping acontece quando uma empresa usa como estratégia para dominar um mercado internacional vender seus produtos por um preço muito baixo para atrair clientes e ao mesmo tempo impedir que as concorrentes possam vender por um preço semelhante. Às vezes, no dumping os produtos são vendidos abaixo do custo de produção.

O significado de dumping pode ser entendido analisando-se a ideia por trás da sua prática. Com os preços muito abaixo do normal, os clientes são seduzidos pelos produtos e deixam de ser clientes das empresas que cobram o habitual. Assim os clientes são conquistados e as concorrentes ficam impedidas de atuar no mercado, pois não podem vender seus produtos por preços tão baixos. Com os clientes fidelizados e as concorrentes eliminadas, então a empresa que praticou o dumping pode aumentar os seus preços, vendendo inclusive por um valor maior do que aquele que antes se praticava no mercado, com isso ela consegue recuperar o prejuízo do primeiro momento com a venda de produtos a baixo do preço.

A pratica do dumping é considerada ilegal e vários países tem leis e restrições que visam impedir a sua incidência no mercado.

Dumping Social

Uma outra forma de dumping é aquela conhecida como dumping social. Consiste em se buscar instalar uma empresa onde a mão de obra seja barata e as leis trabalhistas sejam precárias, dessa forma, tem-se uma considerável diminuição nos custos de produção e os produtos podem ser vendidos no mercado internacional bem mais baratos do que se fossem fabricados em um país desenvolvido.

Dumping Ambiental

Temos ainda uma outra forma de dumping conhecida como dumping ambiental. É caracterizado pela prática de se instalar uma empresa onde não haja leis que exijam que uma organização tome medidas para a proteção do meio ambiente. A tecnologia necessária para se garantir a proteção ambiental requer muito investimento, e quando uma empresa se vê livre dessa obrigação, tem os seus gastos diminuídos consideravelmente e assim pode vender os seus produtos por preços bem mais baixos.

Síndrome de Dumping

É chamada de síndrome de dumping os problemas causados após uma cirurgia bariátrica, sobretudo na gastrectomia, onde o fluxo do conteúdo gástrico do estômago para o intestino é efetuado numa velocidade inadequadamente acelerada.

A síndrome de dumping se manifesta através de alguns sintomas apresentados logo após as refeições, tais como: mal-estar, problemas de circulação, manifestações cutâneas e hipotensão arterial. Para diminuir esses sintomas, deve-se evitar o consumo de alimentos que contenham açúcar e carboidratos, contudo a cura da moléstia só se dá com tratamento médico.

O significado de Dumping está na categoria Significados