Significado de Duty free

O que é Duty free

Duty-free, também conhecida como free shop, são lojas que geralmente ficam nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos, e possuem a vantagem de venderem produtos isentos de impostos ou com preços reduzidos. Em alguns países como a Argentina e o Uruguai, existem lojas duty-free fora dos aeroportos, localizadas nas estradas próximas a fronteiras internacionais.

Essa palavra foi importada do idioma inglês, sendo que "duty" significa "imposto" ou "taxa" e "free" significa "livre" ou "isento", portanto, "livre de impostos" ou "isento de taxas".

Nesses tipos de lojas é possível encontrar os mais variados tipos de produtos, produzidos por diferentes marcas, como perfumes, maquiagens, roupas, acessórios, eletrônicos, comidas e bebidas alcoólicas, por exemplo, onde as pessoas aproveitam para comprar o que desejam, pagando muito mais barato do que em lojas comuns.

Para os que ficam em dúvida se comprar nessas lojas vale realmente a pena ou não, a redução no valor dos produtos vendidos nelas equivale a até 50% do preço praticado pelas lojas fora dessa zona de isenção ou de diminuição dos impostos.

As lojas duty-free são permitidas no Brasil, onde seguem a lei que regulamenta a atividade de lojas em aeroportos e portos dentro do país, que é a Portaria 204. Dufry é o nome de uma multi-nacional do ramo de varejo de viagens, que é a responsável por cerca de 95% das lojas duty-free no Brasil e ela ainda está presente em mais 35 países.

As duty-free estão presentes em 10 estados do Brasil, totalizando cerca de 36 lojas e elas não são exclusividade dos aeroportos, uma vez que existem também na zona internacional de navios e portos, em estações de trens e também em balsas que possuem destino internacional.

O significado de Duty free está na categoria Significados