Significado de Eau

O que é Eau

Eau é um termo francês que significa ”água”. Normalmente ele está associado a outras palavras de mesma origem. Muitas vezes é utilizado juntamente com outras palavras, como por exemplo: “eau de parfum”, “eau de toilette” ou “eau de cologne”. Estas expressões são usadas para indicar os diferentes tipos de perfumes existentes e o seu poder de concentração.

A nomenclatura utilizada para cada tipo específico faz referência à quantidade e a concentração de essência que cada espécie de perfume possui em sua fórmula. Os perfumes contêm três ingredientes essenciais básicos, como: água, álcool e óleos essenciais.

Os perfumes surgiram por volta do ano de 2000 antes de cristo, no Egito. Os faraós foram os primeiros a experimentar essa novidade. Os árabes desenvolveram técnicas e instrumentos que conseguiam extrair óleos e essências necessárias para a fabricação de perfumes. Porém, quem o propagou na Europa foram os Espanhóis durante o Renascimento.

Quando a novidade chegou à França, onde havia uma vasta cultura no cultivo de flores, a mesma acabou se propagando e expandindo, o que fez com que o país se tornasse referência mundial na elaboração e no comércio de perfumes.

As principais diferenças existentes entre os eau de parfum, eau de toilette e eau de cologne são encontradas nas proporções, na quantidade de água e no solvente que cada um deles possui.   

O que é eau de toilette

O eau de toilette possui um nível de concentração de óleos essenciais um pouco mais fraco, aproximadamente 15%. Tem uma duração de cheiro na pele de mais ou menos 6 a 10 horas. Pode ser utilizado em climas mais temperados e em qualquer ocasião.

Eau de parfum

O eau de parfum possui um nível de concentração extremamente forte, aproximadamente 30% de óleos essenciais. Não são indicados para climas tropicais, devem ser usados em climas mais frios. Seu nível de concentração na pele pode durar aproximadamente 24 horas. É um perfume que deve ser usado principalmente à noite.

Eau de cologne

O eau de cologne por possuir um teor de essência muito baixo, menos de 5%, pode ser utilizado como um pós-banho. Seu cheiro é muito suave, o que faz dele uma ótima opção para quem quer manter uma sensação de frescor por mais tempo. Também  é  conhecido no Brasil como água de colônia.  

 

 

      

O significado de Eau está na categoria Significados