Significado de Ecossistema

O que é Ecossistema

Ecossistema é o local onde todos os seres vivos vivem, é o conjunto de organismos que compartilham entre si o mesmo meio ambiente.

Fazem parte desse sistema os componentes bióticos e abióticos. Os abióticos são os componentes sem vida, ou seja, que são formados por fatores físicos, químicos e geológicos. Já os bióticos são formados pelos seres vivos (a fauna e a flora). O meio abiótico interfere na vida animal e vegetal de todo o ecossistema.

Podemos dividir o ecossistema em dois segmentos: o ecossistema terrestre e o ecossistema aquático.  Ambos são parecidos, a única diferença é na quantidade de água existente em cada um. O ecossistema terrestre compreende a fauna e a flora, os micro-organismos, a relação com o solo e o clima que os preserva.

Ecossistema aquático está relacionado ao meio aquático, tanto a água doce, quanto a água salgada. Faz parte desse meio: lagos, oceanos, mares e todos os locais onde a água está presente.

Ecossistemas brasileiros

O Brasil possui um dos maiores ecossistemas do mundo devido a sua imensa área territorial. Um dos motivos para essa enorme diversidade é o clima quente do país, já que é tropical; o que proporciona ao país uma enorme variedade de biomas. 

Veja os principais ecossistemas brasileiros: Floresta Amazônica, caatinga, cerrados, campos, pantanal, Mata Atlântica e vegetação litorânea (manguezais e restingas).

A Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do mundo, além de ser a maior floresta tropical devido a sua extensão. Ela se estende por mais oito países da América Latina.

A maior parte da caatinga está localizada mais ao Nordeste do país, onde o clima produz pouca umidade durante o verão.

O cerrado encontra-se mais ao Centro-Oeste do país e sua vegetação possui árvores de pequeno porte e muitas árvores retorcidas, sua vegetação é bem rasteira e muito escassa. Já no Sul do Brasil encontramos os campos também conhecido como Pampas.

O pantanal encontra-se na região Centro-Oeste onde há uma grande biodiversidade animal e a maior área alagável do planeta.    

No ecossistema da Mata Atlântica, encontrado desde a região Sul até a região do Rio Grande do Norte, a vegetação encontrada no litoral possui uma enorme biodiversidade de tipos de peixes, aves e crustáceos que podem ser encontrados nos manguezais e nas restingas. 

Há outros ecossistemas encontrados no Brasil, como por exemplo, a Mata de Araucária e a Mata de Cocais que está localizada entre a Floresta Amazônica e a Caatinga. Floresta Ombrófila (densa, aberta e mista), Floresta Estacional (semidecidual e decidual).

Consumidores de um ecossistema

Em um ecossistema existem múltiplos tipos de consumidores que representam uma cadeia alimentar e que é dividida nos seguintes segmentos:

  • Consumidores primários: animais que se alimentam de vegetais, os chamados animais herbívoros. Eles podem estar presentes na terra ou na água e se adaptaram para consumir vegetais. As plantas se alimentam através da fotossíntese.
  • Consumidores secundários: animais que se alimentam dos animais herbívoros, ela faz parte do primeiro nível de animais considerados carnívoros.
  • Consumidores terciários: estão no topo da cadeia alimentar, são aqueles animais que capturam suas presas. Dentre eles podemos destacar tubarões, leões, etc.
  • Decompositores ou biorredutores:  organismos encarregados da decomposição da matéria orgânica que transforma essa matéria novamente em nutrientes minerais que voltam a ficar disponíveis no meio ambiente.

O significado de Ecossistema está na categoria Significados