Significado de Educação

O que é Educação

Educação, em sentido mais amplo, não deve levar em consideração somente o ato de ensinar e aprender. É desenvolver a capacidade intelectual, física e moral de uma pessoa. Educação inclui o ato de educar, de instruir; é polidez, disciplinamento.

O significado de educação é muito mais amplo de que possamos imaginar. Não é só o de transmitir conhecimentos pedagógicos e didáticos.

Educar é transmitir de geração em geração conhecimentos, costumes e até mesmo crenças. A educação tem todo um processo que passa por várias fases; e em cada fase espera-se que a pessoa adquira maior conhecimento.

A educação como um processo de ensino-aprendizagem visa alcançar um determinado objetivo. Pode ser social, econômico, cultural ou até mesmo político dentro da atual sociedade.

Educar não é só ensinar, aquele que ensina também aprende. Há uma troca de conhecimentos que sempre enriquece quem aprende e também aquele que ensina. É um processo que busca desenvolver todas as potencialidades latentes do indivíduo, inspirando-o a querer crescer e se transformar intelectual, moral e socialmente. Enfim, é uma forma de autotransformação.

No Brasil a Educação Escolar está dividida de acordo com a LDB (Leis de Diretrizes e Bases) da seguinte forma:

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Ensino Técnico
  • Ensino Superior
  • Pós-Graduação
  • Mestrado
  • Doutorado
  • Pós-Doutorado

A educação infantil abrange crianças entre 0 a 5 anos de idade. O ensino fundamental obrigatório tem duração de nove anos. O ensino médio é a etapa final da educação básica e tem duração de três anos.

Há o ensino técnico, que é facultativo, e visa preparar jovens para o mercado de trabalho, oferecendo diversos cursos com profissões técnicas.

A educação de jovens e adultos (EJA) tem por objetivo oferecer formação básica aqueles que não puderam estudar na época certa ou que por algum outro motivo nunca tiveram a chance de dar continuidade aos seus estudos.

O ensino superior visa desenvolver nos jovens o espírito científico e também o pensamento reflexivo. É nessa fase que o jovem decide a carreira que gostaria de seguir.

Em cada uma dessas fases há um órgão responsável por manter e gerir estas instituições públicas ou privadas.

Educação Ambiental

Outro tipo de educação bastante difundida atualmente é a Educação Ambiental. O mundo todo está preocupado em buscar alternativas sustentáveis para que os recursos naturais do planeta não sejam totalmente aniquilados pelas mãos humanas.

A educação ambiental é muito importante, pois é uma forma de conscientizar a população sobre os problemas ambientais que o nosso planeta está sofrendo. É procurar formas e alternativas conscientes e sustentáveis para manter nosso rico patrimônio ambiental.

O movimento que visa desenvolver uma vida mais saudável ou um planeta com recursos renováveis, veio da necessidade de cuidar do meio ambiente devido aos grandes problemas ambientais que temos observado ao longo dos anos. O ser humano sempre utilizou os recursos naturais de forma desenfreada e com isso o planeta vem sofrendo drasticamente as consequências.

A sociedade precisa tomar conhecimento de que são nossas ações e nosso consumismo exacerbado os grandes vilões pelo que está acontecendo com o meio ambiente.

Com o crescimento populacional, com o desmatamento, com as indústrias e com a poluição, houve um aquecimento significativo da temperatura da terra, oque tem afetado bastante a vida do nosso planeta.

No Brasil há a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) proposta em 27 de abril de 1999, pela Lei nº 9.795. Essa lei, em seu Art. 2° atesta:

“A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.”

Traduzindo isso de forma mais clara, significa trazer para dentro de todas as camadas da sociedade a conscientização de que se não cuidarmos do nosso planeta, as futuras gerações é que sofrerão as consequências de nossos atos presentes. Temos que procurar opções mais sustentáveis para tentar salvar o meio em que vivemos.

Não há sentido em procurar riquezas, sendo que se não cuidarmos primeiro de nossa casa, ou seja, nosso meio ambiente, não haverá dinheiro no mundo que consiga comprar o que já temos e que se não cuidarmos poderemos acabar perdendo. E o que é pior, é um bem que não será possível recuperar.

O significado de Educação está na categoria Significados