Significado de Efêmera

O que é Efêmera

Efêmera é um substantivo e adjetivo feminino. O termo vem do Grego ephemeros, que significa “curto, o que dura apenas um dia”.

O que é Efêmera:

O significado de Efêmera designa, tal como seu termo de origem, aquilo que é “apenas por um dia”, isto é, é um adjetivo para qualificar algo que tem curta duração, que é transitório ou passageiro.

É a peculiaridade do que é temporário, momentâneo. Após pouco tempo ter passado, alguma coisa que não durou muito é caracterizada como efêmera.

Como substantivo, efêmera é uma palavra presente nas áreas da Botânica e na Entomologia. Na Botânica, efêmeras são as flores e folhas de determinados tipos de plantas – nas flores, pode-se apontar o caso dos cactos ou o caso da falsa íris (Neomarica caerulea).

A falsa íris tem floração durante o ano todo, entretanto suas flores se renovam diariamente, sendo consideradas, portanto, pouco duráveis; o que não afeta a admiração por esta herbácea.

Em plantas ornamentais, também em alguns tipos de cactos, as folhas efêmeras duram muito pouco tempo.

Já no ramo da Entomologia – ciência que faz o estudo dos insetos –, efêmera é uma palavra que lembra dos insetos do gênero Ephemeroptera, que como o próprio nome diz, têm vida efêmera. São no máximo 24 horas de vida, classificando estes insetos como o recorde de via mais curta do reino animal. De acordo com biólogos, estes insetos têm como objetivo servir para a reprodução e também não se alimentam durante o período de vida.

A arte efêmera é uma expressão que abordam as manifestações artísticas que não são permanentes, isto é, que não possuem intenção de serem duradouras, contrapondo-se das artes tradicionais (como, por exemplo, a escultura e a pintura). Estas artes efêmeras não perduram através dos tempos, o que indica que elas deixam de serem lembradas com rapidez. São exemplos: esculturas feitas de gelo ou de areia e os grafites.

Efêmera (Música)

Efêmera é também o título de uma música e do primeiro álbum de Tulipa Ruiz, cantora, compositora e ilustradora de Santos, São Paulo. O álbum foi lançado em 2010, contendo 11 faixas.

Até hoje, a cantora lançou mais dois álbuns.

O significado de Efêmera está na categoria Significados