Significado de Egocentrismo

O que é Egocentrismo

Egocentrismo é um substantivo masculino de origem grega, onde egó significa ego e kentróssignifica centro, que significa eu no centro.

Significado de Egocentrismo

Egocentrismo é a condição do egocêntrico, ou seja, um indivíduo que só pensa em si mesmo, que se sente como o centro das atenções, que inflama em excesso sua própria personalidade.

Uma pessoa egocêntrica pode também ser considerada egoísta, já que somente pensa em si mesma, não conseguindo demonstrar qualquer empatia (isto é, não conseguir se colocar no lugar do outro e ser indiferente aos problemas dos outros).

A egolatria e o narcisismo são termos comumente associados com o egocentrismo: a adoração por si mesmo.

Na área de Psicologia, o egocentrismo tem como aspecto as atitudes de uma pessoa que acredita que apenas suas opiniões e interesses são importantes, enquanto que dos demais não há qualquer importância. Isso denota que tudo que uma pessoa egocêntrica acredita, opina, deseja e anseia são totalmente relevantes, enquanto que o restante não.

Críticas são frequentes para tudo que é contrário a ele e ao que ele acredita/pensa.

Egocentrismo infantil

O egocentrismo infantil foi pela primeira vez estudado pelo psicólogo suíço Jean Piaget.

Piaget (1896-1980), o egocentrismo em crianças é algo natural, especialmente na idade considerada como segunda infância (entre os 3 e 6 anos). A explicação dada pelo psicológico é que as crianças ainda não são capazes de entender e perceber que as outras pessoas possuem interesses, crenças e vontades diferentes das delas.

A investigação sobre egocentrismo infantil foi feita através do experimento denominado Prova das Três Montanhas, onde Piaget pediu para algumas crianças escolherem qual retrato estava visível a ele, quando colocados em diferentes alturas em uma montanha de gesso. Todas escolheram o retrato visível a elas. Essa tentativa provou o egocentrismo existente em crianças nesta fase de desenvolvimento.

O significado de Egocentrismo está na categoria Significados