Significado de Eita

O que é - Eita

Eita é uma interjeição que expressa surpresa, espanto, admiração em relação a alguma coisa. Eita tem como significado um sentimento diante de uma situação inesperada. Por exemplo: “Eita, de repente o sol foi embora e começou a chover”. Trata-se de uma expressão muito usada pelo brasileiro, em especial os nordestinos.

Alguém pode se perguntar: existe a palavra eita? Sim, o termo está presente no dicionário da Língua Portuguesa. Eita não tem origem definida e está classificada entre as “palavras expressivas”, que além de não ter uma origem conhecida, são caracterizadas por sons curtos e sem um significado claro.

Muitos podem se perguntar se a forma correta é eita ou eta. No entanto, segundo o dicionário da Língua Portuguesa, ambas as versões estão corretas, embora a que seja muito mais usada é a palavra eita, que acabou se derivando de eta.

Eita tem como sinônimo poucas palavras, a saber:

  • Eita-ferro;
  • Eita-pau;
  • Eta;
  • Eta-ferro;
  • Eta-pau.

Eita virou cultura pop

Existem diversos memes com a palavra eita na internet. Diversas imagens com personagens de filmes e desenhos, bem como artistas, com a expressão “eita p...” circulam pelas redes sociais. Provavelmente deve ter surgido a partir de um vídeo que corre no YouTube, em que um repórter está gravando uma passagem na rua, quando vê uma batida entre dois carros e deixa escapar: “Cara..., teve uma batida ali. Eita, p...”.

Um dos memes mais famosos e engraçados com essa expressão é o “Eita Giovana”. Um vídeo que duas crianças gravaram, em que uma delas dança um funk e se apoia em um forninho acoplado na parede. O problema é que o forninho se desprende e cai em cima da cabeça da Giovana. Na hora em que isso ocorre, a criança que grava o momento solta um “eita, Giovana” e sai correndo chamar a mãe para ajudá-la. No final, a câmera mirim pede desculpas e encerra a gravação.

Outra expressão muito comum na internet é o “eita atrás de eita”, usada em um contexto em que se sucedem acontecimentos surpreendentes. Por exemplo: “Esse ano tá sendo eita atrás de eita”.

Há inúmeras músicas que se aproveitam da interjeição eita para criar ritmos dançantes, em especial o funk brasileiro atual. É o caso da música “Eita eita eita”, de MC Zaac e Jerry, que fala sobre sexo. Tem também “Eita eita”, do MC Lan, que também aborda a questão sexual, tema recorrente no funk.

O significado de Eita está na categoria Significados