Significado de Eixo

O que é Eixo

Eixo pode ser tanto um substantivo masculino como um verbo (presente do indicativo da primeira pessoa do singular do verbo eixar).

O termo tem origem na palavra em Latim axis, que também significa “eixo”.

O que é Eixo:

O significado de Eixo pode ser entendido como uma linha reta (podendo ser imaginária ou não) que atravessa um corpo, sendo utilizada por esse corpo para que haja movimentos de rotação.

O melhor exemplo é o eixo terrestre, cuja linha imaginária que cruza o centro da Terra permite que o planeta gire em torno dele. Os extremos desse eixo são os polos.

Eixo também pode ser determinado como uma linha central que divide um corpo bidimensional (até mesmo tridimensional) ou figura.

Em um corpo tridimensional, há possibilidade de traçar 3 eixos: um na horizontal, uma na vertical e outro eixo de profundidade. São denominados, respectivamente de X, Y e Z.

Em um plano cartesiano, o eixo X é o eixo das abscissas (eixo horizontal), enquanto que o eixo Y é o eixo das ordenadas (eixo vertical).

Um exemplo de eixo Z, sobre um objeto tridimensional, aparece nos jogos de computador que possuem ambientes 3D.

Na área da Mecânica, um eixo é uma peça de metal ou de madeira que possui extremidades que permitem que as rodas de um carro ou de uma máquina girem.

A palavra eixo também aparece na história da Segunda Guerra Mundial: as Potências do Eixo – a Alemanha, Japão e Itália, países que foram derrotados pelos Aliados (Estados Unidos, União Soviética e Grã-Bretanha).

Em sentido figurado, eixo pode ser descrito como um ponto principal de um evento, sendo a essência do acontecimento, o momento mais importante.

A palavra eixo ainda possui sentidos diferentes quando usada em expressões, tais como:

  • Pôr nos eixos: colocar algum assunto ou situação em ordem. Pode-se utilizar a expressão também para endireitar a conduta de alguma pessoa,
  • Entrar nos eixos: voltar a ter um comportamento normal, conforme regras definidas, por exemplo,
  • Sair dos eixos: estar com um comportamento fora do normal, desequilibrado.

O significado de Eixo está na categoria Significados