Significado de Elixir

O que é Elixir

Elixir é um preparo ou uma poção que utiliza em sua manipulação um ingrediente ativo, tais como o uso de álcool etílico e de substancias aromáticas.

Sua ingestão é feita por via oral e geralmente apresenta um sabor adocicado e cheiroso. Quando ingerido, traz uma sensação reconfortante ao corpo, talvez por esse motivo seja uma bebida extremamente apreciada pelas pessoas.

O termo “elixir” pode ter outros sentidos figurados na língua portuguesa. Nesse caso, a palavra desempenhará a função de algo que carrega dentro de si poderes mágicos ou milagrosos.

De origem árabe “al+aksir”, “ Al-Ikseer”( cura para a alma) ou grega “X erion” que significa “pó para curar feridas”, de xeros, “seco”.

Na Idade Média, as manipulações de elixir eram feitas pelos alquimistas, que de acordo com a fé daquela época, tinham o poder de transformar qualquer tipo de metal em ouro, assim como procurar restaurar a saúde, a jovialidade e o fortalecimento das pessoas. Acreditava-se que o elixir dos alquimistas podia prolongar a vida para sempre.

Elixir de inhame

O elixir de inhame é um remédio caseiro que visa à eliminação de toxinas do corpo, assim como suavizar dores e ajudar em casos de dengue.

O elixir de inhame também é excelente para o tratamento de pele, em casos de reumatismo e artrite, aliviando as inflamações, além de ser um grande auxiliar na digestão.

Elixir Paregórico

O Elixir Paregórico é utilizado no tratamento de dores intestinais, gases e dores de estômago. Possui em sua composição uma tintura de iodo, cânfora e anis com sabor predominantemente apimentado.

O significado de Elixir está na categoria Significados