Significado de Eloquência

O que é Eloquência

Eloquência é um substantivo derivado do latim eloquentia, cujo significado indica o ato de falar bem.

Eloquência tem relação com a qualidade de uma pessoa eloquente. Vejamos mais sobre isso.

O que significa eloquência

A eloquência pode ser definida e resumida como sendo a arte de falar bem. Não no sentido de falar coisas boas de algo ou alguém, mas sim no sentido de saber se expressar com clareza.

A eloquência é a capacidade de produzir um discurso coerente, utilizando palavras bem selecionadas para dar o impacto desejado, atrair e convencer o receptor.

Uma pessoa que possui eloquência é chamada de eloquente. Esse adjetivo qualifica um indivíduo como sendo alguém que possui grande poder de expressão, sendo agradável em seu discurso, ou seja, alguém que possui as qualidades de uma pessoa eloquente.

A eloquência é uma qualidade bem aproveitada em qualquer área do conhecimento humano, mas ela é especialmente útil em áreas como o Direito, a Política e a Religião.

Outras profissões surgiram recentemente que também exigem profissionais eloquentes, como a profissão de palestrante motivacional e a de coach. Nestas duas últimas, a eloquência é essencial pois o objetivo é fazer com que o ouvinte modifique sua atitude, seu comportamento ou mesmo a sua vida.

Eloquência e oratória jurídica

Se a eloquência é fundamental em diversas áreas, em uma ela é tida como o ponto focal desde a antiguidade clássica: no direito.

A oratória jurídica é essencial para o discurso de um bom advogado, juiz, desembargador etc. Sendo essa profissão baseada no convencimento de outras pessoas, a eloquência torna-se essencial para passar a mensagem ao ouvinte de forma a entretê-lo e movê-lo de alguma forma, tendo por objetivo final a aprovação e a concordância com o discurso proferido.

O significado de Eloquência está na categoria Significados