Significado de Elucidar

O que é Elucidar

Elucidar é um verbo proveniente do latim, sendo a junção de “ex” (para fora), “lux” (luz) e “dare” (dar), tendo o sentido primitivo de fornecer luz para melhor visualização, ou iluminar.

O que é elucidar?

Elucidar, portanto, tem o significado mais amplo de esclarecer, explicar, aclarar, resolver, tornar inteligível. Elucidar um problema é torna-lo compreensível, apresentar uma informação de maneira clara para que seja bem compreendida, para que não se tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Podemos ainda definir elucidar como dar a conhecer a origem ou os motivos de algo que seja complicado entender ou compreender, de mostrar razões para a existência ou tomada de posição de algo que é ignorado ou desconhecido.

O ato de elucidar é a elucidação, ou seja, a situação que tem como objetivo esclarecer uma dúvida, analisar um fato com cuidado e discernimento, e ilustrar e identificar um fato que ainda não se apresenta totalmente claro, ou de um fato que se tenha dificuldade de entendimento ou de compreensão.

Quando surge a necessidade de elucidar um crime, por exemplo, deve-se chegar à conclusão final da investigação, sendo este um trabalho realizado pela perícia criminal, responsável pelo levantamento de provas, pela análise da cena do crime, por pistas que possam esclarecer o crime, desde as mais óbvias até os menores detalhes possíveis, encontrando meios de atribuir a responsabilidade do fato ao seu autor, descobrindo a identidade do criminoso e levando-o a julgamento.

 

O significado de Elucidar está na categoria Significados