Significado de Emblemático

O que é Emblemático

Emblemático é um termo que deriva do substantivo emblema, que significa uma imagem ou símbolo acompanhada de um lema, que representa uma entidade ou conceito. Assim, emblemático é um adjetivo que designa aquilo que tem a força de um emblema, se assemelha a um, tem identidade com, ou remete de alguma forma a ideia de emblema.

Temos então que o adjetivo emblemático pode ser usado como sinônimo de alguma coisa que tem as características de um símbolo, que serve como um símbolo, tal qual um acontecimento, uma frase ou uma imagem, por exemplo: a morte de um jovem pode se transformar no símbolo de uma resistência política. A morte do jovem foi um acontecimento emblemático.

Portanto, emblemático pode ser um fato que tenha grande repercussão, grande significado para um grupo social, um fato histórico. Pode ser um fato que tenha um caráter original, que cause tal impacto que pode servir de exemplo ou como um aprendizado para a sociedade.

A partir disso, podemos entender emblemático como sinônimo de algo marcante, excepcional, fora do comum. De modo que mesmo uma pessoa pode ser emblemática. Por exemplo: “Morre o ator Roger Moore, um dos mais emblemáticos ‘James Bonds’ da história do cinema.”

Há uma vasta gama de aplicações para o adjetivo emblemático, podendo ser facilmente empregado para designar uma situação, um indivíduo, um filme, uma cena, um livro, uma frase, um sorriso, qualquer coisa que seja significativa, que cause algum impacto, que fique na memória, que tenha representatividade.

Tomemos algumas frases com o termo emblemático para melhor compreendermos a sua significação: “No geral, não gosto muito do livro não, mas o capítulo que fala do Rio de Janeiro pra mim é emblemático.” Ou ainda “O candidato não vinha bem nas pesquisas, mas com a entrevista emblemática que deu ao jornal ele disparou passou ao primeiro lugar nas intenções de votos.”

O significado de Emblemático está na categoria Significados