Significado de Emojis e Emoticons

O que é Emojis e Emoticons

Emojis e emoticons são substantivos masculinos. Emoji tem origem japonesa, onde e quer dizer “imagem”, mais moji que quer dizer “letra”. Já emoticon se deriva da junção das palavras inglesas emotion, que é “emoção”, mais icon, que significa “ícone”.

O significado de Emojis e emoticons faz referência a dois tipos de representações gráficas que têm como objetivo transmitir uma ideia, mas também alguma forma de emoção ou sentimento.

Emojis e emoticons são considerados símbolos extremamente populares nos meios de comunicações atuais, em especial graças à internet. Nesse caso, os emojis e emoticons são bastante utilizados nas redes sociais, mensagens e em aplicativos de comunicação instantânea, como, por exemplo, o WhatsApp.

Os emoticons surgiram no ano de 1982 através do professor e pesquisador norte-americano Scott Fahlman. Despretensiosamente, Fahlman fez uma sugestão a seus colegas de trabalho da Universidade de Carnegie Mellon, na Pensilvânia, para que diferenciassem as mensagens de texto que eram trocadas por eles com frequência por meio de símbolos: “: - )” e “: - (“. O primeiro desses símbolos era voltado para mensagens cômicas, enquanto que o segundo era para mensagens sérias.

Tal sugestão aconteceu justamente após uma mensagem irônica ser difundida pela universidade como algo verdadeiro, causando um grande rebuliço. Para evitar futuros mal-entendidos e minimizar o efeito dessa mensagem, Fahlman resolveu propor a utilização desses símbolos nas conversas.

Os emojis vieram como uma evolução dos emoticons – sua criação vem do cientista da computação japonês Shigetaka Kurita, na década de 1990, que percebeu que sem imagens as informações sobre o tempo ficariam difíceis de serem representadas. Desde aquela época, os emojis se transformaram em febre no Japão.

No mundo, a popularidade dos emojis começou com a adoção dos mesmos pela Apple quando a empresa lançou o sistema operacional iOS 4.

Diferença entre Emoji e Emoticon

Além da diferença em termos etimológicos, a diferença entre emoji e emoticon vem da sua criação – Japão e Estados Unidos, respectivamente.

Ao contrário dos emoticons, os emojis tendem a ser mais complexos em termos de representação de emoções, sentimentos e outras ideias. Os emoticons são, na realidade, compostos por caracteres especiais, enquanto que os emojis são desenhos mais “vivos”.

O significado de Emojis e Emoticons está na categoria Significados