Significado de Empoderamento feminino

O que é Empoderamento feminino

Empoderamento feminino é um termo utilizado para se referir à ação de conceder o poder de participação social às mulheres, de modo que as mesmas possam ter direitos iguais aos dos homens. É também comum empregar o termo empoderamento das mulheres.

O significado de empoderamento reporta-se ao neologismo criado pelo educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997) de uma adaptação do termo em inglês empowerment.

Sendo assim, tem-se observado um grande crescimento do empoderamento significado como um conceito essencial para aprender as aspirações de diversos movimentos que são criados e fortalecidos dentro e fora do Brasil.

Embora o termo tenha sido facilmente associado aos movimentos sociais de luta feminino, o mesmo pode ser também utilizado para definir as causas semelhantes que abrangem a desigualdade existente na sociedade como, por exemplo, os movimentos ligados à defesa e liberdade de gêneros, as causas raciais e socioeconômicas em prol de igualdade entre homens e mulheres para promover maior justiça.

Existem 7 princípios básicos do empoderamento feminino também conhecido como os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), que são empregados para o meio empresarial e que oferecem uma orientação para delegar o devido poder às mulheres em diversos ambientes, tanto de trabalho como participação na comunidade. São eles:

  • Liderança - Busca-se estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para que possa ter maior igualdade entre gêneros
  • Igualdade de oportunidade, inclusão e a não discriminação - Entre homens e mulheres, deve ser realizado de forma justa no ambiente de trabalho. Para isso, deve-se apoiar e respeitar os direitos humanos para evitar a todo custo a discriminação
  • Saúde, segurança e o fim da violência - A saúde, a segurança e o bem-estar devem ser assegurados para todos os trabalhadores e trabalhadoras
  • Educação e formação - Deve-se promover a educação, assim como a formação e desenvolvimento de caráter profissional às mulheres
  • Desenvolvimento Empresarial e as práticas da cadeia de fornecedores - Um dos objetivos é implementar o desenvolvimento empresarial juntamente com as práticas da cadeia de abastecimento e do marketing que permite o empoderamento das mulheres
  • Liderança Comunitária e engajamento - Tem o objetivo de promover a igualdade por meio das iniciativas comunitárias e defesa
  • Acompanhamento, medição em resultado – Tem como objetivo medir e publicar os relatórios dos progressos para se alcançar a igualdade entre os gêneros.

Nos últimos tempos, tem-se observado um crescimento do empoderamento feminino no Brasil de várias ações de representatividade e por coletivos formados por ativistas e artistas.

O significado de empoderamento feminino tem sido representado por imagens como, por exemplo, o desenho de uma mulher erguendo seu muque como um lutador e frases como “Lute como uma garota”.

Veja também os significados de Empoderamento e Empowerment.

De acordo com o ranking do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil ocupa a 90° posição no índice de desigualdade de gênero perdendo para países como Líbano, Malásia e Líbia.

Desta forma várias ações são criadas para aumentar a representatividade, incentivar atitudes empoderadas, diminuir as desigualdades sociais econômicas e de gênero.

O significado de Empoderamento feminino está na categoria Significados