Significado de Empreendedor

O que é Empreendedor

Empreendedor é classificado como um adjetivo e substantivo masculino. O termo vem do Latim emprehendere, que é formado por em-, que é “em”, mais prehendere, que quer dizer “pegar, capturar, levar diante de si, segurar”.

O que é Empreendedor:

O significado de Empreendedor define aquele que toma a iniciativa de empreender, ou seja, é o indivíduo que inicia algo novo, quem identifica as oportunidades e as transformam em uma organização lucrativa, é o que vê o que os outros não veem e que parte da área do desejo e do sonho para a ação.

O empreendedor é caracterizado por reunir cinco aspectos:

  1. Imaginação,
  2. Determinação,
  3. Habilidade de organizar,
  4. Habilidade de liderar pessoas, e
  5. Habilidade de conhecer tecnicamente etapas e processos.

Sendo assim, o empreendedor é uma pessoa criativa, inovadora e arrojada. Um indivíduo que se considera empreendedor é aquele que se motiva a realizar seus desejos e assumir suas responsabilidades e ser independente. Ainda, ele tem a capacidade de definir as estratégias que serão fundamentais para seu futuro, de modo que se possa controlar resultados, buscando e visualizando o sucesso do seu empreendimento.

Ser empreendedor, portanto, significa ser um realizador, é ser uma pessoa que acredita em si mesmo e em sua capacidade de liderança, que faz autoavaliação e autocrítica sobre si, bem como controla seu comportamento para que seu autodesenvolvimento seja alcançado.

Ter sucesso no empreendedorismo não está associado com pura sorte, mas sim com a visão do empreendedor e a coragem de tomar uma ação, ou seja, é atingir o que se planeja, ultrapassando qualquer obstáculo que possa surgir no seu caminho. Esta ideia traz uma característica fundamental para um empreendedor: a ousadia – enfrentar os desafios, especialmente em países como o Brasil, exige garra e perseverança.

Além disso, o verdadeiro empreendedor tem como primeiro objetivo alcançar o resultado de suas ações, e não o lucro (ele estará em segundo lugar) – pois há a necessidade frequente de buscar novos conhecimentos para estar sempre pronto a enfrentar os desafios.

Por isso, muitos empreendimentos fracassam. Grande parte esquece da falta de planejamento, da própria pesquisa, do conhecimento do seu negócio e do seu mercado. E em relação ao empreendedor, talvez ele não tenha as características de comportamento empreendedoras essenciais para ter um empreendimento.

Empreendedor individual

Empreendedor individual é o nome dado à personalidade jurídica que está instituída pela Lei Complementar nº 128/08 e que atua no mercado com uma atividade empresarial própria, podendo ter, no máximo, um empregado que ganhe um salário mínimo ou o piso da categoria profissional.

O empreendedor individual, de acordo com a legislação brasileira, é aquele que fatura até R$ 60 mil por ano, possuindo somente um estabelecimento e que não tem participação de outra empresa como titular, sócio ou administrador, bem como não exerça qualquer atividade que esteja aprovada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, entre as quais destacam-se: artesãos, feirantes, mecânicos, etc.

Empreendedor digital

O empreendedor digital é o indivíduo que tem como base o desenvolvimento de um modelo de negócio de um bem ou serviço por meio da internet, também com o objetivo de obter lucro, obviamente.

O empreendedorismo digital é, atualmente, uma das formas que mais se popularizaram e cresceram graças ao avanço da tecnologia e à inclusão digital.

O comércio feito online é chamado de e-commerce e pode ser realizado de vários modos, tais como através de blogs, sites, redes sociais, e-mails, links patrocinados, etc. Essa nova forma de negócio abrange não somente produtores individuais, como também lojas já bem estabelecidas fisicamente, além de fábricas de grande porte, entre outros exemplos. Afinal, todo empreendimento pode se beneficiar deste conceito.

Empreendedor social

Já o empreendedor social é o indivíduo que trabalha em um negócio lucrativo e que, ao mesmo tempo, traz desenvolvimento para a sua sociedade, pois busca soluções inovadoras para os problemas sociais que acabam surgindo.

Este empreendedor social é visto como um agente de mudanças, pois procura ter novas ideias, trazendo soluções que sejam mesmo capazes de proporcionar mudanças positivas para a sociedade.

Para tanto, o empreendedor social deve ter como características: ter ciência da importância de uma gestão eficiente para que o negócio seja um sucesso; que a atuação local seja a visão do negócio; que precisa saber que é necessário que a iniciativa social seja sustentável financeiramente; que o indivíduo tenha capacidade de inspirar mudanças e ter motivação; e promover a inclusão de pessoas que possuam algum tipo de limitação a sociedade.

O significado de Empreendedor está na categoria Significados