Significado de Energia Eólica

O que é Energia Eólica

Energia eólica é a energia obtida por meio do vento, como é o caso dos aerogeradores que produzem eletricidade, bem como os moinhos de vento que produzem energia mecânica e também as velas que fazem os veleiros se moverem com a ação do vento.

A energia eólica produzida por aerogeradores - geradores elétricos integrados ao eixo de um cata-vento - acontece dentro de parques eólicos.

Nesses parques eólicos centenas de aerogeradores são ligados a uma rede de transmissão de energia elétrica, um sistema que está presente em mais de 80 países pelo mundo.

A energia que provém do vento, indiretamente provém do sol, visto que o vento surge a partir do aquecimento desigual da superfície do planeta provocado pelo calor dos raios solares.

A energia eólica é muito mais usada por indústrias, mas também existe a energia eólica para casas, que podem ser aplicadas somente para as residências localizadas em regiões de ventos fortes, para que as pás do sistema eólico possam se movimentar.

Ao consumir energia eólica em casa, há descontos na conta de energia elétrica, onde é deduzida a diferença entre o que foi consumido da distribuidora com o que foi consumido da produção doméstica, e caso a produção de energia em casa seja maior do que foi consumido, são gerados créditos de energia que podem ser usados nos meses seguintes.

Vantagens e desvantagens da energia eólica

Entre as vantagens da energia eólica está o fato de ser uma fonte de energia não poluente e renovável. Energia renovável é toda energia produzida a partir de recursos naturais como sol, chuva e o vento, que é usado na energia eólica.

Portanto, torna-se positiva por não estar poluindo o planeta com a emissão de gases tóxicos, geração de lixo radioativo ou contaminação da água ao produzir a energia elétrica que é tão essencial para o conforto na vida das pessoas, nas atividades dos comércios e na produção das indústrias.

As desvantagens são a dependência de vento, a ocupação de grandes áreas para a instalação dos parques eólicos, o que também é considerado uma poluição visual e a poluição sonora devido aos ruídos produzidos pelos aerogeradores.

O significado de Energia Eólica está na categoria Significados