Significado de Energia Nuclear

O que é Energia Nuclear

Energia nuclear é uma energia liberada através de uma reação nuclear: processo que ocorre transformações/alterações no núcleo dos átomos. Essa transformação do núcleo de certos átomos provam uma fissão nuclear.

O urânio, por exemplo, é um dos elementos utilizados na fissão nuclear – sendo que é um mineral altamente radioativo.

A energia que é adquirida através dos reatores nucleares pode ser usada para produzir energia elétrica (pois aproveita-se o calor emitido na reação, que aquece a água até que ela se torne vapor – que movimenta um turbogerador), bem como para armas nucleares (as famosas bombas atômicas – que ocasionam uma reação em cadeia).

É possível afirmar que uma reação nuclear, portanto, trabalha com o envio de uma quantidade absurdamente grande de energia. Para Albert Einstein, no momento da reação nuclear, a massa é transformada em energia. O Princípio da Equivalência entre Massa e Energia é visto na fórmula: E = m.c² 

Chernobyl e Fukushima

Os desastres nucleares ocorridos em Chernobyl e Fukushima foram os dois acidentes que ganharam uma classificação máxima que aborda os custos provocados, assim como o número de mortos.

Em 26 de abril de 1986 houve o acidente nuclear em Chernobyl. A causa: uma explosão, que sucedeu a um incêndio. Nesse momento, material radioativo foi lançado na atmosfera, espalhando-se por cerca de 150 mil quilômetros quadrados (essa área era pertencente a antiga União Soviética, mas hoje conhecida como uma área pertencente à Rússia, Ucrânia e Bielorrússia e algumas regiões da Europa Ocidental).

Ainda hoje, os efeitos da contaminação são problemas para esses países. Todo o local foi abandonado da maneira como estava em 1986.

Em Fukushima, o acidente nuclear foi resultante de um terremoto (de magnitude 8.9 na escala Richter) – em 11 de março de 2011. O terremoto provocou um tsunami, que criou derretimento de três dos seis reatores nuclear dessa unida, onde teve vazamentos das substâncias radioativas.

Alguns países fazem uso da energia nuclear, como é o caso do Brasil, França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, China e outros.

Vantagens e desvantagens da energia nuclear

A energia nuclear tem como vantagens o não uso de combustíveis fósseis, o que não gera gases e, assim, não contribui para o efeito estufa.

Além disso, a energia nuclear não necessita de longas áreas de terreno para que haja instalações de usinas. O clima não altera a produção da energia nuclear, sendo que é possível também reutilizar o urânio para ser processado novamente.

Mas, como desvantagens, a energia nuclear apresenta:

  • Os resíduos produzidos são altamente radioativos e não possui utilidade,
  • Se ocorrer um acidente nuclear, as consequências são assustadoras e graves, tanto para seres humanos, animais e o restante do meio ambiente,
  • Pela necessidade de resfriamento constante (mesmo quando está desligado), o reator nuclear é geralmente construído próximo ao mar, e causa impacto ambiental significativo,
  • Pode-se utilizar para fabricação de bombas atômicas.

O significado de Energia Nuclear está na categoria Significados