Significado de Enigma

O que é Enigma

Enigma significa algo que não está decifrado, algo incompreendido, um mistério. Qualquer coisa difícil de entender pode ser considerada um enigma. Um enigma é algo difícil de se resolver, algo que tem poucas pistas, que não deixa vestígios. A adivinhação e as charadas são tipos de enigmas. Entretanto, a palavra costuma ser mais empregada num sentido místico, referindo-se a questões fantásticas, ocultas, obscuras.

Assim, mesmo que possamos nos referir a enigmas matemáticos e científicos, existem enigmas da natureza ou da história, por exemplo. A palavra enigma é empregada mais em questões que envolvem realismo fantástico, como o enigma das pirâmides do Egito, dos discos voadores, ou os enigmas da religião.

A palavra enigma será usada de forma a dar margem a uma certa fantasia, a especulações que envolvem o sobrenatural. Contudo, entre os diversos sinônimos que podemos enumerar para a palavra, podemos citar: segredo, desafio, sigilo, incógnita, quebra-cabeça, oculto, mito, arcano, problema, obscuridade, misterioso, dúvida, divinação.

Enigma da Esfinge

Talvez o enigma mais famoso seja o enigma da esfinge, apresentado por Sófocles em sua obra Édipo Rei. Na obra, vemos a história de Édipo, um homem atormentado por um oráculo que previu que seu destino era o de matar o seu pai e casar-se com sua mãe.

Em determinado momento da história, Édipo dirige-se a cidade de Tebas. A cidade era protegida e dominada por uma esfinge que desafiava a todos que nela queriam entrar com um enigma. Diante dela Édipo foi desafiado por seu enigma prometendo-lhe que se ele não o decifrasse seria devorado por ela.

O enigma dizia o seguinte: “Qual é a criatura que pela manhã anda sobre quatro patas, a tarde duas e a noite sobre três?”  Édipo, um homem inteligente, depois de pensar um pouco respondeu que era o homem.

O homem anda sobre quatro patas de manhã, ou seja, na infância quando engatinha; sobre duas patas a tarde, ou seja, durante a vida adulta com uma postura ereta; e com três patas a tarde, na velhice, quando para se locomover precisa da ajuda de uma bengala.

A esfinge se desesperou com a decifração do seu enigma e se matou. Édipo assim livrou a cidade do seu carrasco e foi aclamado rei de Tebas.

Enigma, projeto musical

Enigma também é o nome de um projeto musical que fez muito sucesso nos anos 90 com músicas dançantes e sensuais, que mesclavam canto gregoriano e música hindu numa atmosfera de mistério e magia, um estilo de new age music revolucionário.

O Enigma foi fundado pelo produtor alemão Michael Cretu e tinha como vocalista sua esposa Sandra Cretu. As músicas diferentes do Enigma foram remixada por diversos Djs europeus durante os anos 90 e foram trilha sonora de diversos filmes e comerciais de TV, incluindo o filme Matrix de 1999.

O significado de Enigma está na categoria Significados