Significado de Enxugar

O que é Enxugar

Enxugar é um verbo e um de seus significados principais é o de retirar a água presente em alguma superfície ou objeto, isto é, secar algo que está molhado. Este termo é muito usual no dia a dia das pessoas. Após uma refeição, alguém vai ter que lavar os objetos utilizados e depois irá precisar enxugar a louça, ou seja, secar a mesma para que ela seja guardada.

Em um sentido figurado, o ato de enxugar pode ter um significado de arrancar alguma coisa em excesso, podendo ampliar seu sentido original para retirar de um texto expressões desnecessárias ou muito complexas de um texto. Esse sentido é muito usado nas redações jornalisticas, quando o editor “enxuga” o texto para caber no tamanho destinado à página.

Há também outras expressões que se apropriam do sentido original da palavra enxugar para criar seus próprios significados. Trata-se, por exemplo da expressão “enxugar as lágrimas”, em que a ideia contida aqui é de acabar com o choro e a tristeza decorrente dele. É possível indicar essa expressão como uma forma de consolar outrem. Como no exemplo: José foi à casa de Maria enxugar suas lágrimas.

Outro uso muito popular com a palavra enxugar é para quem faz atividade física com o objetivo de emagrecer. Quem quer diminuir a protuberância abdominal e perder peso faz exercícios específicos para “enxugar a barriga” ou ainda “secar a barriga”.

Há muitos outros usos. Por exemplo, quem não gosta de comer uma alface sequinha, crocante? Por isso, é normal ter várias dicas de como lavar e enxugar a alface sem deixá-la molenga e ruim de comer.

Outras expressões

Expressão ainda mais popular é “enxugar a máquina pública”, utilizada por muitas pessoas e políticos, especialmente em período eleitoral, ao defender a diminuição dos cargos públicos e do investimento do Município, Estado ou União para reduzir os impostos e possibilitar que esses valores fiquem com as pessoas e empresas.

Na Bíblia, há um trecho do Apocalipse (capítulo 21, versículo 4) que diz “enxugará dos seus olhos toda lágrima”, indicando que Deus voltará à Terra para acabar com todo o pecado e salvar Seus filhos.

A expressão possui significado parecido com uma música gospel do Irmão Lázaro, que se chama “Filho Eu Quero Tanto”, cujo há trecho da música “enxugar teu pranto”. A canção fala sobre a busca da salvação.

Enxugar gelo

Outra expressão bem peculiar da nossa Língua Portuguesa é a “enxugar gelo”, quando alguém insiste em realizar algo inútil, que não vale a pena ou não compensa. Por exemplo: Pedir para sua mãe para ficarmos até mais tarde na rua é o mesmo que enxugar gelo.

Sinônimos de enxugar

  • Cessar;
  • Desempapar;
  • Drenar;
  • Esgotar;
  • Estancar;
  • Parar;
  • Ressecar;
  • Secar;

O significado de Enxugar está na categoria Significados