Significado de Epic

O que é Epic

Epic é um estrangeirismo para a palavra “épico”, importada da língua inglesa. Para entendermos os significados da palavra epic, basta olhar para a palavra épico. Vejamos a sua etimologia.

Deriva da palavra latina “epicus”, cuja origem, por sua vez, é grega, que significa:

  • Ação nobre / heroica

Dessa forma, tanto épico como epic designam uma ação heroica, baseada em fatos reais ou inventados.

Outros significados: descrever um ato memorável, uma proeza, algo muito importante, grandioso, intenso.

Os dois conceitos são usados em várias áreas, como a literatura, por exemplo.

O gênero épico, neste caso, é uma narrativa feita em verso, apresentando atos heroicos de um povo. Pode ser chamado ainda de epopeia aquelas que contam histórias de um herói que representa os valores de um povo / nação, normalmente um guerreiro.

Exemplos: Lusíadas de Luís Vaz de Camões; Ilíada e Odisseia de Homero; Eneida de Virgílio.

O que é Epic:

Epic é uma palavra inglesa cuja tradução para o português significa épico.

Hoje em dia, o termo inglês é muito usado no mundo artístico, principalmente em peças de teatro, filmes, música e literatura.

Como vimos anteriormente, na literatura remetem para histórias com representações fantásticas, com personagens heroicos, normalmente incluindo grandes lutas e aventuras.

O termo epic é usado também com outros termos adjacentes, possuindo assim outros significados, como o caso de epic fail, epic collapse, ou epic beard (algo ainda maior do que épico ainda mais supremo).

Epic Fail

Traduzindo à letra, epic fail significa erro épico, ou falha épica. Ou seja, é um erro muito grande ou uma grande falha. Dentro dos grandes epic fails do Brasil está a cantora Vanusa quando cantou o Hino Nacional Brasileiro com bastantes erros (um epic fail!).

Filme Épico

No cinema, um filme épico é aquele que conta feitos e histórias de grandes heróis, como Ulisses, ou aqueles retratando a guerra de Tróia, ou até a trilogia O Senhor dos Anéis, por exemplo.

Normalmente os filmes desse gênero são grandes produções, com bastantes efeitos especiais, e desenvolvem temas na linha dramática.

Poesia Épica

Dentro da literatura épica encontramos a poesia. Nesse gênero literário, são expressos pensamentos, e o estado de espírito e alma do poeta lírico.

O eu poético cria em suas obras um mundo semelhante com a realidade, mas com a existência de personagens fantasiosas, as quais têm como objetivo ajudar, ou atrapalhar, os acontecimentos.

Aqui encontramos a epopeia, esta estando ligada sempre a atos heroicos de um povo, sendo que o herói da epopeia transmite e carrega os valores morais de toda uma nação.

Outros significados:

Um dos significados para o termo está relacionado com a música epic. Esta significa uma composição longa, incluída no rock progressivo, que pode chegar a ter mais de uma hora, embora normalmente ronde os 20 minutos.

A música epic compõe uma das formas mais puras e distintas do gênero musical, tendo a sua origem na música clássica.

Este gênero musical vê suas obras divididas em partes diferentes, tanto em escala, como em tempo, sonoridade, e instrumentos. No entanto elas se unem no seu estilo, mantendo-o em toda a obra.

Como curiosidade, existe até um jogo chamado epic duel, cuja base é uma batalha entre os jogadores.

O significado de Epic está na categoria Significados