Significado de Épico

O que é Épico

Épico é um termo que provém do latim “epicus”. É usado para designar uma ação heroica, que pode se basear em fatores apurados ou inventados. São os atos de um herói narrado por seus feitos memoráveis e extraordinários, assim como pelas proezas de suas ações e conquistas realizadas.

três gêneros literários que podem ser divididos em épico, lírico e dramático. Sendo o gênero épico a mais antiga manifestação literária.

A epopeia faz referência a uma poesia extensa onde há a narrativa dos feitos extraordinários e heroicos de um povo. Os personagens podem ser reais ou lendários. São fatos ocorridos no passado e contados em versos.

O poema épico são as novelas de cavalaria, as sagas, os mitos, os romances e as lendas. O herói épico é representado por um guerreiro, forte, inteligente e de bom coração que consegue vencer todos os obstáculos e atingir os seus objetivos.

Podemos chamar de épico lírico e épico dramático os textos escritos em forma de poesia ou prosa. O gênero lírico escrito em versos que expressam as emoções e sentimentos do eu-lírico (a voz que se expressa no poema). O gênero dramático é geralmente escrito em prosa e seus textos são feitos para serem encenados e sua principal característica eram os diálogos.

O amor épico pode ser caracterizado pela intensidade e grandiosidade com que amamos uma pessoa. Um amor que pode superar todos os obstáculos e a passagem do tempo.

Os grandes poetas épicos foram: o grego Homero, considerado o fundador da poesia, tendo escrito “Ilíada e Odisseia”. Virgílio, poeta romano, que escreveu “Eneida”. Dante Alighieri, poeta italiano, com a “Divina Comédia” e Luís de Camões, poeta português que escreveu “Os Lusíadas”.

Filme Épico

É um gênero que foi desenvolvido com o intuito de mostrar no cinema os contos dos grandes heróis, as epopeias. Os filmes épicos consistem em um único personagem principal ou na história de um determinado povo.

Eles devem ser mais objetivos e são criados para que sejam o mais real possível.

“Alguns filmes considerados épicos são: “Ben-Hur”,” Tróia”, “300”, “Spartacus”  a trilogia de “ O Senhor dos anéis” e muitos outros. São geralmente filmes medievais, documentários históricos e muitos Filmes de época.

Sinônimo de épico

Podemos usar como sinônimos de épico as seguintes palavras: nobre, heroico, epopeico, fabuloso, sublime, grandioso, etc.

O significado de Épico está na categoria Significados