Significado de Epitáfio

O que é Epitáfio

Epitáfio é um substantivo masculino com origem na palavra em Latim epitaphium, do grego epitaphion, que significa “oração funeral” – epi (“sobre”) e taphos (“túmulos, ritos fúnebres”).

O que é Epitáfio:

O significado de Epitáfio é “sobre o túmulo”. Epitáfio é uma palavra que faz referência às frases que são gravadas, normalmente em placas de metal ou pedra – chamadas de lápides ou monumento funerário, sobre o túmulo ou em mausoléus nos cemitérios.

O objetivo do epitáfio é homenagear a pessoa que ali se encontra sepultada.

Antigamente, os epitáfios tinham como objetivo narrar feitos heróicos de reis, nobres ou outros membros relevantes da corte. Na civilização romana, o epitáfio também era muito utilizado para honrar ancestrais famosos falecidos. Mas com o passar dos anos, todos começaram a usar a ideia do epitáfio para lembrar qualidades do ente falecido e mostrar saudade.

Frases para Epitáfios

Muitas pessoas procuram pensar no epitáfio antes de morrer, especialmente escritores famosos e celebridades. Essas pessoas preferem deixar escrito aquilo que elas desejam que seja escrito em sua lápide quando falecerem – elas criam seus próprios epitáfios, embora muitas famílias não cumpram o desejo por não considerarem adequada. Por isso, em outros casos, a família da pessoa falecida é que elabora uma frase para homenagem.

Atualmente, é possível notar lápides de epitáfios muito elaborados. Há grande utilização de expressões retiradas de livros sagrados, tais como o Alcorão, a Bíblia e o Talmud (livro sagrado dos judeus).

Música Epitáfio

Epitáfio é o título de uma música da banda brasileira de rock Titãs. A música aborda algumas atitudes que uma pessoa, que já está morta, gostaria de ter feito ou mudado se ainda tivesse a oportunidade de viver mais uma vez.

O trecho “Devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer” pode ser considerado um epitáfio.

Epitáfios Famosos

Pode-se separar diversos epitáfios famosos:

  • “Estou pronto para encontrar com o meu Criador. Se meu Criador está preparado para o grande teste de me encontrar é outra questão.” (Winston Churchill)
  • “174517” (Primo Levi) – número que era usado durante o período que foi prisioneiro no campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial.
  • “Contra ti me arremessarei, invencível e persistente, ó Morte.” (Virginia Woolf)
  • “O tempo não para...” (Cazuza)
  • “E assim prosseguiremos, barcos contra a corrente, arrastados incessantemente para o passado.” (F. Scott Fitzgerald e sua esposa Zelda Sayre) – os dizeres são a última frase do livro “O Grande Gatsby”, obra de Fitzgerald.

Epitáfios Engraçados

Alguns epitáfios podem ser engraçados, tais como:

  • “Enfim, sóbrio” (epitáfio para um bêbado),
  • “Não disse que eu estava doente?” (Epitáfio para um hipocondríaco),
  • “Bati as botas” (epitáfio para um sapateiro),
  • “Enfim, fóssil” (epitáfio para um arqueólogo),
  • “Minhas fontes morrem comigo” (epitáfio para um jornalista).

O significado de Epitáfio está na categoria Significados