Significado de Epíteto

O que é Epíteto

Epíteto quer dizer posto ao lado, acrescentado. É um termo para designar “apelido” ou “alcunha”, ou seja, são expressões ou palavras que são acrescentados a um nome. Essa palavra vem do Grego EPÍTHETON, "algo adicionado, apelido", de EPI-, "sobre", e TITHENAI, "colocar". 

Ele aparece imediatamente depois do nome da pessoa, de personagens literários, da história de militares, de reis e de muitos outros.

Epítetos Conhecidos

Veja alguns exemplos de epítetos famosos na literatura, na música e em muitos outros segmentos:

Nelson Rodrigues: o "Anjo Pornográfico", pois sua obra era de cunho bastante sexual.
Augusto Dos Anjos: o "Poeta da Morte",pois seu principal assunto era a morte.
Álvares de Azevedo: "Maneco", apelido de família.                            
Carlos Drummond de Andrade – Gauche, Urso Polar.
Raul Seixas – conhecido como “Maluco beleza” pela sua canção de mesmo nome e pelo seu jeito maluco de ser. 
Rui Barbosa: o "Águia de Haia”.                                                 
Castro Alves – o "Poeta dos Escravos".
Cruz e Sousa – o "Cisne Negro", "Poeta Negro".
Dalton Trevisan – o "Escritor Maldito", "Escritor Misterioso".   
Pelé – O Rei do Futebol.                                                      
Chacrinha – O velho guerreiro.

Epíteto na Biologia

O epíteto na biologia é usado para nomear espécies ou subespécies de acordo com o nome de um mesmo gênero. Equivale a um nome genérico, comum.

Veja alguns exemplos:

Stylosanthes scabra – a primeira palavra refere-se ao nome genérico, enquanto a segunda, scabra, é o epíteto específico.

Passiflora incarnata - é o epíteto de passiflora, assim como também passiflora alata.  Alata é também seu epíteto. Tem o nome de flor-da-paixão, da mesma família do maracujá, uma planta nativa da América do Norte.

Epíteto na Filosofia

Epíteto foi um filósofo grego pouco conhecido que viveu grande parte de sua vida em Roma. Era escravo de Epafrodito, um sanguinário assistente de Nero, o incendiário. 

Foi membro da Escola Estoica e buscou difundir seus conhecimentos através do Enkeridio, o “Manual para a Vida”. Sua obra é muito pequena e pouco propagada.

Epíteto era um filósofo que procurava pregar o poder da felicidade e buscava viver uma vida plena. Quando teve sua carta de alforria, depois da morte de Epafrodito, acabou se tornando amigo do Imperador Adriano, consagrando-se como um filósofo resignado, com uma aura grandiosa e extrema inteligência.

Epíteto do Japão

Outro uso para esse termo é em relação ao Japão. O país é mais conhecido pela “Terra do Sol Nascente”. Atualmente, o Japão ficou ainda mais famoso por ser um dos três países do mundo a ter o maior número de painéis solares instalados.

Outra denominação importante no Japão é o atol de Okinotorishima. Ele é muito parecido com uma vela, por isso ficou conhecido como ”Parece Vela” e possui uma área de 7.8 quilômetros quadrados. Os japoneses colocaram o epíteto de “a ilha mais ao Sul do Japão”, isso com um forte sentimento nacionalista.

O significado de Epíteto está na categoria Significados