Significado de Equinócio de Primavera

O que é Equinócio de Primavera

Equinócio de Primavera é uma expressão. Equinócio é um substantivo masculino que vem do Latim aequi nox, que significa “noite igual”, enquanto que primavera é um substantivo feminino e flexão do verbo primaverar, do Latim primus, que é “inicial, primeiro”, mais vere, que quer dizer “estação”.

O significado de Equinócio de Primavera descreve o fenômeno astronômico que define oficialmente o início desta estação.

No Hemisfério Sul, o equinócio de primavera geralmente ocorre no mês de setembro.

O equinócio é um evento que ocorre duas vezes ao ano, na primavera e no outono. Durante este fenômeno, o sol tem uma incidência maior na região equatorial do planeta, ocasionado pela inclinação da Terra. Isso caracteriza o dia do equinócio pela igualdade de horário, ou seja, o dia e a noite têm a mesma duração (12 horas cada).

O termo equinócio, portanto, visa marcar o início da primavera e do outono, dependendo do hemisfério e do período do ano em que está sendo observado. No caso do Hemisfério Sul – incluindo, obviamente, o Brasil, – o equinócio de primavera tem início entre os dias 21 e 23 de setembro (é passível de variação todos os anos) e o equinócio de outono tem o costume de acontecer entre os dias 20 e 23 de março (também com possibilidade de variação).

Equinócio de outono

O equinócio de outono, portanto, é o nome que marca o início desta estação para o Hemisfério Sul, enquanto que o Hemisfério Norte está presenciando o equinócio de primavera.

Para o Hemisfério Norte, o equinócio de outono acontece no mês de setembro – da mesma forma que a primavera será presenciada pela parte sul do planeta.

Solstício

Solstício já é o nome do acontecimento astronômico que marca o início do verão ou do inverno, dependendo do hemisfério a ser observado.

O que diferencia o solstício do equinócio é a maior intensidade do Sol em um dos hemisférios, pois acontece o maior alcance de declinação realizado pelo Sol em latitude.

No Hemisfério Sul, o solstício de verão acontece em dezembro, enquanto que o de inverno acontece em junho. Já no Hemisfério Norte, é o oposto: o inverno é em dezembro e o verão em junho.

O significado de Equinócio de Primavera está na categoria Significados