Significado de Equívoco

O que é Equívoco

Equívoco é uma palavra que significa erro, lapso, mal-entendido, engano, desacerto, incorreção. Sempre que temos a intenção de fazer ou dizer uma coisa e por fim fazemos ou dizemos outra, cometemos um equívoco.

Como um adjetivo, a palavra equívoco designa aquilo que tem caráter ambíguo, duvidoso, confuso, aquilo que da forma que se encontra pode induzir ao erro, que não dá certeza do acerto. Neste sentido, por exemplo, uma frase que pode ser interpretada de mais de uma maneira é uma frase equívoca.

Do ponto de vista da lógico, equívoco é quando a forma como são ditas ou escritas as orações, permitem uma conclusão falaciosa ou sofisma. Por exemplo, quando dizemos: “Todas as pessoas devem ter filhos”, nessa afirmação, de forma lógica chegamos à conclusão de que existe algo, uma lei, uma força que faz com que todas as pessoas sejam obrigadas a ter filhos, é um equívoco, pois a frase não tenta dizer isso, apesar de que pela lógica é isso que ela diz.

Podemos ainda dizer que equívoco é, portanto, o resultado de se equivocar; aquilo que acontece como consequência do erro; uma interpretação inadequada ou incorreta de alguma coisa; o que é dúbio, tem ou pode ter duplo sentido.

Alguns exemplos de frases com a palavra equívoco podem ser:

- “O treinador sempre deixa para fazer alterações no time a partir da segunda etapa, e isso é o seu maior equívoco.”

- “Por mais que eu tente caprichar na hora de fazer a janta, sempre comento algum equívoco no feitio que ainda não consegui descobrir qual é.”

O significado de Equívoco está na categoria Significados