Significado de Eremita

O que é Eremita

Eremita, também chamado ermitão, é o nome que se dá ao indivíduo que escolheu viver isoladamente, aquele que vive distante da sociedade; um eremita pode ser aquele que por penitência escolhe viver em lugares pouco povoados.

O que é eremita

Num sentido figurado, pode-se dizer que um eremita é aquele que tende a evitar o contato social, que busca a solidão, pessoa que se exclui do convívio com os outros.

Algumas capelas, quando construídas em lugares ermos, são chamadas de ermidas. O sujeito que cuida de uma ermida também pode ser chamado de eremita.

No Brasil, eremita pode ser ainda o nome de alguns crustáceos que ao se tornarem adultos instalam-se em conchas de moluscos; e no âmbito da mineralogia, eremita é o nome do fosfato natural que existe em areias monazísticas.

Os eremitas são também um capítulo importante na história da Igreja Católica, que se confunde com a história da vida monástica no ocidente, sendo Santo Antão do Deserto, um dos nomes mais significativos nessa história, um homem que serviu de inspiração e modelo para eremitas católicos ao longo dos séculos.

Os eremitas católicos começaram a aparecer nos séculos III e IV, ficando conhecidos como Padres do Deserto, esses eremitas costumavam viver no deserto do Egito e buscavam um contato mais profundo com Deus, com um estilo de vida solitário e austero.

No Brasil, o estilo de vida eremita apareceu no período colonial e ganhou força especialmente na época do ciclo do ouro, no século XVIII. Na época, pessoas sem nenhuma conexão formal com a Igreja Católica, além de sua fé, procuravam uma vida de isolamento e sua opção de vida era respeitada pelas autoridades religiosas.

Esses eremitas leigos, em geral, viviam próximos a ermidas construídas por eles mesmos e a história traz alguns relatos sobre a vida de alguns deles, como Antônio Caminha, Francisco da Soledade, Félix da Costa entre outros. Ao longo do século XIX eremitas como esses foram se tornando cada vez mais raros e no século XX esse estilo de vida ligado ao catolicismo se extinguiu.

O significado de Eremita está na categoria Significados