Significado de Ergonômico

O que é Ergonômico

Ergonômico é um adjetivo, originário da palavra ergonomia, que vem dos termos gregos ergone nomos, que respectivamente significam: “trabalho” e “leis ou normas”.

Significado de Ergonômico

Ergonômico, assim, é o adjetivo que remete a alguma coisa associada ou também que se refere à ergonomia. Ou seja, tudo que está relacionada a ergonomia é chamado de ergonômico!

A ergonomia, por conceituação, é a área que trabalha com as questões sobre a vida laboral, designando o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho (e suas interações entre os seres humanos e as máquinas).

O objetivo principal da ergonomia é prevenir acidentes laborais e criar locais apropriados de trabalho.

Além da ergonomia organizacional, existe a ergonomia cognitiva (chamada também de engenharia psicológica), que está associada ao conjunto de processos mentais, entre os quais estão a percepção e a atenção, bem como o armazenamento e recuperação de memória.

A ergonomia cognitiva tem como objetivo examinar o impacto que esses processos mentais possuem na interação do indivíduo e outros fatores dentro de um sistema. Alguns exemplos são a carga mental de trabalho, tomada de decisão e erro humano.

Riscos ergonômicos

Os chamados riscos ergonômicos são os fatores relacionados ao trabalho que podem prejudicar, causar danos à saúde e desconforto aos trabalhos, tanto em física como psicologicamente.

Alguns exemplos (considerados pela Organização Internacional do Trabalho, a OIT) de riscos ergonômicos são:

  • Esforço físico excessivo,
  • Longas horas de trabalho sem pausas para descansos,
  • Postura inadequada no trabalho,
  • Levantamento de objetos pesados,
  • Estresse,
  • Métodos monótonos de trabalho,
  • Trabalhos executados durante a noite,

Há diversos materiais, tais como cadeiras, que são ergonômicos – procurando diminuir os riscos para quem os utilizam.

Laudo ergonômico

O laudo ergonômico, também denominado de Análise Ergonômica de Trabalho, é um documento que apresenta todos os riscos ergonômicos de um certo tipo de trabalho, bem como as medidas e ações necessárias para prevenir que esses riscos ocorram.

O laudo ergonômico é uma exigência obrigatória para todas as empresas, de acordo com a regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego.

O significado de Ergonômico está na categoria Significados