Significado de Erisipela

O que é Erisipela

Erisipela é classificado como um substantivo feminino.

O que é Erisipela:

O significado de Erisipela caracteriza uma infecção cutânea, geralmente causada pela bactéria Strepcoccus pyogenes do grupo A, mas também podendo ser causada pela Haemophilus influenzae tipo B.

Estas bactérias adentram por meio de algum pequeno ferimento, tais como uma picada de inseto, uma frieira, uma ferida, uma micose, entre outros, na pele ou na mucosa e se espalham pelos vasos linfáticos, podendo alcançar o tecido subcutâneo e também o gorduroso.

Na grande parte dos casos, a lesão acomete mais os membros inferiores. É menos frequente, mas pode acontecer, de se localizar na face, estando associada à dermatite seborreica.

Pessoas com peso em excesso, diabéticos, com problemas de insuficiência venosa nos membros inferiores, nefropatas e cardiopatas com as pernas inchadas, além das pessoas com doenças crônicas debilitantes e as imunossuprimidas estão no grupo de risco da erisipela.

Os primeiros sintomas desta complicação são:

  • Febre alta,
  • Mal-estar,
  • Tremores,
  • Náuseas,
  • Vômitos.

Os sintomas aparecerão de maneira precoce. A lesão na pele provocará dores, vermelhidão e inchaço – dependendo, também pode ocorrer bolhas ou feridas.

Na fase inicial, o tratamento da erisipela pode contar com o uso de antibióticos orais, elevação do membro atingido (por pelo menos duas semanas) e repouso. Esse tempo, acredita-se, ser o suficiente para que não ocorram recidivas, se a pessoa estiver em boas condições físicas.

Erisipela Bolhosa

A erisipela bolhosa é um tipo mais grave de erisipela, pois cresce em profundidade e, além de afetar a gordura, pode afetar o músculo, causando casos mais graves, com toxemia severa.

Esta forma de erisipela pode acometer pessoas com câncer avançado, portadores de HIV, diabéticos descompensados e imunossuprimidos.

A erisipela bolhosa pode ter uma evolução que causará exposição ou destruição do músculo.

Vale frisar que outras formas graves da doença também existem, por exemplo: a fasceíte necrosante e a gangrena de Fournier.

O significado de Erisipela está na categoria Significados