Significado de Esse E Este

O que é Esse E Este

Esse e este são classificados como pronomes demonstrativos. Esse é uma palavra originária do Latim ipse, que significa “esse, o mesmo”, enquanto que este deriva-se também do Latim iste, que quer dizer “este”.

O significado de Esse e este sugere, como pronomes demonstrativos, a finalidade de esclarecer a identidade de algo (referente), retomar certo conteúdo e localizá-lo em um determinado tempo e espaço.

A função dos termos “esse” e “este”, de maneira mais importante, é retomar ideias que já foram mencionadas e auxiliar na elaboração do texto.

Esse é o pronome que é utilizado para retomar um termo, uma oração ou uma ideia que foi previamente abordada. Este, por outro lado, introduz uma ideia nova, que ainda não foi mencionada.

O pronome “este” pode ainda servir para indicar proximidade daquele que está falando. Já “esse” dará ideia de proximidade daquele que está ouvindo.

Em um discurso, os pronomes demonstrativos são elementos muito úteis. Tanto o termo “este” como suas flexões devem ser utilizados para adiantar o que se vai dizer ou para se referir a um termo prontamente anterior.

Frases com Esse

São exemplos de frases com o uso do pronome “esse”:

“Adorei esse sapato que você está usando.”

“Você fica muito bem com esse terno.”

“Esse mês passou voando e logo recomeçarão as provas.”

“Eu convivi 30 anos com esse traste!”

Frases com Este

São exemplos de frases com o uso do pronome “este”:

“Este é um maravilhoso traje para a festa de amanhã.”

“Este brinco estava em promoção naquela loja da esquina!”

“Decidi que este mês começarei uma dieta!”

“Este animal parece doente, você não acha?”

O significado de Esse E Este está na categoria Significados